V Encontro da ULEPICC Brasil

“Comunicação, Cultura, Informação e democracia: tensões e contradições”

No Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e na Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ). De 26 a 28 de novembro de 2014.

 

Apresentação

A nova configuração da economia mundial, somada à expansão das indústrias midiáticas, das redes digitais e dos dispositivos móveis – que se multiplicam em quantidade e qualidade atordoantes, processo em meio ao qual os conglomerados de comunicação e cultura extrapolam os limites físicos territoriais, operando sob uma lógica de mercado global e segmentado –, traz a tona uma série de questões relativas ao campo infocomunicacional que interferem diretamente na economia, na política e na cultura de todos os países. O avanço no desenvolvimento de tecnologias diversas e a convergência de meios e capitais demandam novas reflexões sobre a legislação vigente e as ações públicas e privadas no que respeita à regulação do setor.

Garantir a multiplicidade de vozes e o amplo acesso a conteúdos qualificados e diversificados é o desafio enfrentado por diversos países latinos no intuito de debater políticas públicas para o setor. A sociedade civil aparece também como um importante ator na busca por direitos políticos e sociais, para que a expansão das indústrias midiáticas e dos conglomerados não ameace as liberdades individuais, como a liberdade de expressão, que no atual contexto pode ser entendida também como acesso à visibilidade nos grandes veículos.

É nesta perspectiva que o Capítulo Brasileiro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, e a Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEP) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) se irmanam para promover e realizar o 5º Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI/IBICT/UFRJ), da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), do CBPF e do CFCH, do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF) / Laboratório de Pesquisas Aplicadas – LaPA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uni-RIO) e dos grupos de pesquisa Perfil-i – Perspectivas Filosóficas em Informação, EMERGE – Centro de Pesquisas e Projetos em Comunicação e Emergência e PEIC-ECO – Grupo de Pesquisas em Política e Economia Política da Informação e Comunicação.

O evento – promovido por uma entidade científica que em 2014 completará 10 anos de existência – tem o propósito de reunir pesquisadores, professores, gestores e outros indivíduos e organizações com interesse nos campos da Informação, da Comunicação e da Cultura, vindos de diversos países latinos, sob a temática “Comunicação, cultura, informação e democracia: tensões e contradições“.

Nesse sentido, o fortalecimento do pensamento crítico sobre os papéis do Estado, dos mercados e da sociedade se faz necessário para embasar ações no campo político, voltadas à regulação dos meios e redes digitais, à democratização da comunicação, à inclusão social, à promoção da participação popular. Para tanto, é condição preliminar o debruçamento sobre o arcabouço teórico que envolve questões como economia criativa, concentração de mercados, economia política da informação, da comunicação e da cultura, economia política dos eventos culturais, artísticos e esportivos, a indústria audiovisual etc., no intuito de entender os processos em andamento e propôr direcionamentos contra hegemônicos que possibilitem uma mudança real nos fazeres infocomunicacionais.

 

Programação

Dia 26 de Novembro – quarta-feira


Pré-eventos

14h às 15h30 – Forum CEPOS/NIEG:
Mídia e Capital Financeiro: quando o jornalismo econômico é o discurso de legitimação
Organizador: Msc. Anderson David Gomes dos Santos (CEPOS)
Expositores: Prof. Dr. Bruno Lima Rocha (ESPM/UNISINOS), Prof. Dr. César Bolaño (UFS) e Prof. Dr. Alain Herscovici (UFES).

16h às 18h – Forum Ulepicc-Federação:
Economia Política da Comunicação e a Economia Criativa
Organizador: Prof. Dr. Juliano Maurício de Carvalho (UNESP-Bauru).
Expositores: Prof. Dr. Ángel Badillo (Universidad de Salamanca, Espanha e Presidente Ulepicc-Federação), Prof. Dr. Francisco Sierra Caballero (Universidad de Sevilha, Espanha), Prof. Dr. Ruy Sardinha (USP-São Carlos) e Prof. Dr. Carlos Guzmán Cárdenas (UCV-Venezuela).

1º dia
18h30 – Mesa de abertura
Prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes (ULEPICC Brasil), Prof. Dr. Marcelo Macedo Corrêa e Castro (Decano), Prof. Dr. Amauri Fernandes (ECO-UFRJ), Profª Drª Cecília Oliveira (IBICT), Profª Drª Lena Vânia (COEP/IBICT), Profª Drª Liz-Rejane Issberner (IBICT), Profª Drª Ana Paula Goulart (PPGCOM ECO-UFRJ).

19h – Conferência inaugural
Comunicação e democracia: uma agenda para o século XXI
Prof. Dr. Roque Faraone (UdeLaR, Uruguay)

 

27 de novembro – quinta-feira

2º dia
9h30 às 11h – Painel 1
10 anos de Ulepicc-Brasil: conquistas e desafios
Painel comemorativo aos 10 anos da Ulepicc-Br
Mediação e comentários: Profª Drª Suzy dos Santos (UFRJ)
Expositores: Prof. Dr. César Bolaño (UFS), Profª Dra. Anita Simis (UNESP), Prof. Dr. Ruy Sardinha (USP), Prof. Dr. Alain Herscovici (UFES), Prof. Dr. Othon Jambeiro (UFBA).

11h às 12h30 – Painel 2
Comunicação Pública e Comunitária: a perspectiva das Novas Mídias
Mediação e comentários: Prof. Dr. Marcelo Kischinhevsky (UERJ)
Expositores: Prof. Dr. Laurindo Leal (USP), Prof. Dr. Adilson Cabral (UFF), Prof. Dr. Pablo Ortellado (USP Leste) e Prof. Dr. Oliver Reina (UCV, Venezuela).

14h às 17h – Apresentação de trabalhos dos GTs da Ulepicc
– Sessão 1: 14 às 15h30
– Sessão 2: 15h30 às 17h

17h30 – Assembleia Ulepicc Brasil

 

28 de novembro – sexta-feira

3º dia
9h30 às 11h – Painel 3
Ética, política e epistemologia da Informação e da Comunicação
Mediação e comentários: Prof. Dr. Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC/UFF)
Expositores: Profª Drª Maria Nélida González de Gomez (UFF), Prof. Dr. Daniel Hernandez (UCV, Venezuela), Prof. Dr. Alain Herscovici (UFES) e Profª Drª Regina Marteletto (PPGCI-IBICT/UFRJ).

11 às 12h30 – Painel 4
Informação, Comunicação e desenvolvimento
Mediação e comentários: Profª Drª Verlane Aragão (UFS)
Expositores: Prof. Dr. Marcos Dantas (PPGCOM-UFRJ e PPGCI-IBICT/UFRJ), Prof. Dr. William Dias Braga (UFRJ), Profª Drª Eula Cabral (IBICT) e Profª Drª Martha Roldán (UBA, Argentina).

14h às 17h – Apresentação de trabalhos dos GTs da Ulepicc
– Sessão 3: 14 às 15h30
– Sessão 4: 15h30 às 17h

17h30 – Conferência de encerramento
Ciudadanía en la Era Digital
Prof. Dr. Rafael Capurro (Professor emérito em Ciência da Informação e Ética da Informação e Membro do Institut für Digital Ethik, da Hochschule der Medien, Stuttgart; fundador e Diretor do International Center for Information Ethics – ICIE)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *