A nova configuração da economia mundial, somada à expansão das indústrias midiáticas, das redes digitais e dos dispositivos móveis – que se multiplicam em quantidade e qualidade atordoantes, processo em meio ao qual os conglomerados de comunicação e cultura extrapolam os limites físicos territoriais, operando sob uma lógica de mercado global e segmentado –, traz a tona uma série de questões relativas ao campo infocomunicacional que interferem diretamente na economia, na política e na cultura de todos os países. O avanço no desenvolvimento de tecnologias diversas e a convergência de meios e capitais demandam novas reflexões sobre a legislação vigente e as ações públicas e privadas no que respeita à regulação do setor.

Garantir a multiplicidade de vozes e o amplo acesso a conteúdos qualificados e diversificados é o desafio enfrentado por diversos países latinos no intuito de debater políticas públicas para o setor. A sociedade civil aparece também como um importante ator na busca por direitos políticos e sociais, para que a expansão das indústrias midiáticas e dos conglomerados não ameace as liberdades individuais, como a liberdade de expressão, que no atual contexto pode ser entendida também como acesso à visibilidade nos grandes veículos.

É nesta perspectiva que o Capítulo Brasileiro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, e a Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEP) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) se irmanam para promover e realizar o 5º Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI/IBICT/UFRJ), da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), do CBPF e do CFCH, do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF) / Laboratório de Pesquisas Aplicadas – LaPA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uni-RIO) e dos grupos de pesquisa Perfil-i – Perspectivas Filosóficas em Informação, EMERGE – Centro de Pesquisas e Projetos em Comunicação e Emergência e PEIC-ECO – Grupo de Pesquisas em Política e Economia Política da Informação e Comunicação.

O evento – promovido por uma entidade científica que em 2014 completará 10 anos de existência – tem o propósito de reunir pesquisadores, professores, gestores e outros indivíduos e organizações com interesse nos campos da Informação, da Comunicação e da Cultura, vindos de diversos países latinos, sob a temática “Comunicação, cultura, informação e democracia: tensões e contradições“.

Nesse sentido, o fortalecimento do pensamento crítico sobre os papéis do Estado, dos mercados e da sociedade se faz necessário para embasar ações no campo político, voltadas à regulação dos meios e redes digitais, à democratização da comunicação, à inclusão social, à promoção da participação popular. Para tanto, é condição preliminar o debruçamento sobre o arcabouço teórico que envolve questões como economia criativa, concentração de mercados, economia política da informação, da comunicação e da cultura, economia política dos eventos culturais, artísticos e esportivos, a indústria audiovisual etc., no intuito de entender os processos em andamento e propôr direcionamentos contra hegemônicos que possibilitem uma mudança real nos fazeres infocomunicacionais.