Moção de apoio da ULEPICC Brasil aos alunos da ocupação da FAC-UnB
Os sócios da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil), reunidos em assembleia no dia 10/11/2016, resolveram, por unanimidade, aprovar uma moção de apoio à ocupação da Fac-UnB por parte de seus alunos, contra a PEC 55 (ex-PEC 241), suas implicações e contextos.
A ULEPICC-Brasil, intrinsecamente vinculada ao pensamento crítico na área da Comunicação, afirma-se no campo da Economia Política da Comunicação, que tem no marxismo sua gênese, mas não sua exclusividade ou propriedade. Compreende, assim, a pertinência do movimento de ocupações como reflexo de uma articulação de identidades que se insere nos espaços de aprendizagem em escolas e universidades com um estranhamento estrutural às políticas que os engessam, sejam externas ou internas.
O pensamento crítico na área da Comunicação não pode se abster da compreensão de que o atual golpe jurídico-parlamentar-midiático hoje nos imposto tem uma face perversa que nos acolhe, que é o desmonte dos Cursos de Comunicação no que antes constituíam a área como habilitações: Cinema, Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade, Radialismo e Produção Editorial.
Como cursos de graduação desarticulados com o estímulo ao debate sobre produção, circulação e consumo da Comunicação, tais espaços desconstroem críticas que nos reforçam e que contribuem para enfrentar o que torna o campo da Comunicação diluído em perspectivas e destituído da crítica que buscamos afirmar em torno da ULEPICC-Brasil.
Que as ocupações, que demandam novas formas de relação entre professores e alunos, reforcem a demanda por conhecimentos críticos e comprometidos com uma sociedade mais justa e democrática a partir de seus espaços de atuação.