×
.

Notícias

Debate e lançamento no Rio de Janeiro da cartilha “Isso não é fake news”

Publicado em 23 de agosto de 2019

com Intervozes

Nos últimos anos, a expressão fake news se popularizou mundialmente e o seu impacto na política e na vida social passou a mobilizar esforços em diversos países, incluindo o Brasil. No intuito de trazer mais elementos para essa discussão, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lançou a cartilha Desinformação: ameaça ao direito à comunicação muito além das fake news.

O lançamento no Rio de Janeiro será na próxima terça-feira (27/08), a partir das 11h, em evento organizado pelo Departamento de Comunicação da PUC-Rio, local da atividade, em parceria com o Intervozes e a Ulepicc-Brasil.

A atividade terá como debatedores Bruno Marinoni (Intervozes) e Thayane Guimarães (ITS Rio – Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), sob moderação de Patrícia Maurício (diretora de relações institucionais e sociais da Ulepicc-Brasil e professora da PUC-Rio). A abertura será feita por Leonel Aguiar (Diretor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio).

Muito além das fake news

A expressão “fake news” se popularizou mundialmente e se tornou comum nas conversas cotidianas, em casa, no trabalho, no bar, na escola etc. Entretanto, essas duas palavras lidam mal com a complexidade de um problema maior que o simples julgamento sobre a veracidade ou a falsidade de um conteúdo.

Sabendo disso, o Intervozes, que tem acompanhado a questão em uma perspectiva de defesa do direito à comunicação, produziu a cartilha para compartilhar alguns debates sobre o que considera ser a chave da questão: a desinformação. Tendo isso em vista, a publicação retoma as origens da desinformação, discute os impactos na política e para a liberdade de expressão na contemporaneidade e aponta caminhos para confrontar o problema.

A cartilha, realizada com apoio da Fundação Ford, está disponível para download gratuito neste link.

Os vídeos do debate do lançamento online da cartilha, realizado pelo Intervozes no dia 20 de agosto, estão disponíveis aqui.