ULEPICC-Brasil publica livro eletrônico “Desafios das Políticas de Comunicação”
A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) acaba de publicar o livro eletrônico “Desafios das Políticas de Comunicação”. Organizado pela pesquisadora Eula Dantas Taveira Cabral, a publicação divulga as pesquisas apresentadas no Grupo Temático (GT) “Políticas de Comunicação” durante o VII Encontro ULEPICC-Brasil, realizado em 2018, na Universidade Federal de Alagoas.
O livro é dividido conforme as sessões do GT e está dividido em quatro partes com 12 artigos, de 19 pesquisadores: Políticas de comunicação na América Latina; Mídia e Governo Lula; Mídia e sociedade civil; e Desafios da Regulação no Brasil.
Segundo a organizadora Eula Dantas Taveira Cabral: “As investigações científicas que vêm sendo desenvolvidas nas instituições de pesquisa analisam a realidade dos locais, das populações, as questões sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e culturais, verificando os problemas e as prováveis soluções a partir das necessidades cotidianas e das pesquisas realizadas. O foco não é apenas criar ou testar teorias, mas mostrar como a ciência pode ajudar a sociedade”.
Sumário
– Apresentação (Eula Dantas Taveira Cabral)
POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
A regulamentação da comunicação pública nas mudanças de governo no Brasil e na Argentina (Anderson Andreata e Adilson Vaz Cabral Filho)
Regulamentação democrática da radiodifusão comunitária (Adilson Vaz Cabral Filho)
MÍDIA E GOVERNO LULA
Políticas e estratégias de comunicação: experiências de comunicação pública na presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (Ana Paula Lucena)
A prisão de Lula nas capas e editoriais da Folha de S. Paulo (Ana Maria da Conceição Veloso, Fabíola Mendonça de Vasconcelos e Laís Cristine Ferreira Cardoso)
Os interesses da imprensa e da justiça se encontram na Lava Jato. O caso O Globo e a sentença do tríplex (Rosangela Fernandes)
MÍDIA E SOCIEDADE CIVIL
Direito à comunicação e democracia: breve aproximação da agenda brasileira (Priscila Martins Dionízio)
Regulação da mídia: um estudo da classificação indicativa (Rafaela Caetano Pinto e Maria Ivete Trevisan Fossá)
O diálogo externo do Supremo Tribunal Federal: as deliberações da Corte acerca das políticas públicas de comunicação (Carlo José Napolitano)
Políticas de comunicação e de cultura acessíveis à sociedade: O projeto EPCC (Eula Dantas Taveira Cabral)
Publicidade de utilidade pública (PUP): um viés concreto de engajamento político da publicidade social, numa perspectiva brasileira (Patrícia Saldanha e Pablo Bastos)
DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO BRASIL
A luta do jornalismo entre a independência e o interesse dos financiadores (Patrícia Maurício e Creso Soares Júnior)
Os desafios para regulação do VOD no Brasil: legislação, concorrência e Perspectivas (Maria Clara Estrêla Oliveira Almeida, Jacqueline Lima Dourado e Juliana Fernandes Teixeira)
O livro eletrônico pode ser baixado no site do projeto EPCC e em: DesafiosdasPolíticasdeComunicação