GP de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura da Intercom reúne pesquisadores e profissionais na PUC Minas
Entre os dias 5 e 8 de setembro, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realizou a etapa presencial do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), que reuniu pesquisadores(as), docentes, estudantes e profissionais da área no campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte. Com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”, o congresso também teve uma etapa remota, entre os dias 29 e 31 de agosto.
O GP de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura reuniu pesquisadores e profissionais de todas as regiões brasileiras em mais de 30 apresentações, entre presenciais e online. Além dos pesquisadores que regularmente participam dos encontros do GP, a edição contou com novas participações para o debate e reflexão sobre os fenômenos comunicacionais e culturais contemporâneos. Associados da Ulepicc-Brasil participaram com o envio e apresentação de trabalhos e também na avaliação de resumos nas etapas preliminares do evento, uma ação que envolveu a comunidade e mantém a participação dos pesquisadores.
Criado em 1992, o GP de Economia Política prioriza trabalhos com as seguintes temáticas: trabalho cultural e comunicacional; configuração de mercados; papel do Estado nos processos de regulação; organizações empresariais e a concorrência intra e entre mídias; convergência entre telecomunicações, informática e audiovisual; desinformação; iniciativas comunicativas contra-hegemônicas, entre outras.
Atualmente a coordenação do GP é de Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS).
Com informações do Portal Intercom e fotos do Grupo de Pesquisas Trampo/UESPI.