Livro aborda influência da Indústria Cultural da Índia
O livro “Communicating India’s Soft Power: Budda to Bollywood”, do professor da Universidade de Westminster (Londres) Daya Kishan Thussu, foi lançado este mês e trata de um assunto pouco comentado na academia internacional: a força do mercado midiático da Índia, terceira maior economia do mundo em 2012. Como a maior democracia do mundo, com um sistema de mídia vibrante e pluralista, a Índia oferece um excelente estudo de caso sobre o poder da cultura e comunicação na era das relações internacionais mediadas.
O livro apresenta a discussão do aumento do poder de persuasão da Índia localizado dentro de um contexto histórico, problematizando, assim, a noção de soft power – conceito utilizado para analisar a influência de comportamento e interesses em outros corpos políticos a partir de meios culturais e ideológicos. A obra é destinada a cursos universitários na mídia global / Relações internacionais / estudos locais.
Sumário
Introduction
1 De-Americanizing Soft Power
2 Historical Context of India’s Soft Power
3 India Abroad: the Diasporic Dividend
4 Software for Soft Power
5 Culture as Soft Power – Bollywood and Beyond
6 Branding India – a Public-Private Partnership
Conclusion
References
Sobre o autor
Daya Kishan Thussu é professor de Comunicação Internacional e co-Diretor do India Media Centre da Universidade de Westminster, em Londres. Com um PhD em Relações Internacionais pela Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Deli, ele é fundador e diretor editorial da revista Global Media and Communication. Entre suas principais publicações estão: Media and Terrorism: Global Perspectives (Sage, 2012); Internationalizing Media Studies (Routledge, 2009); News as Entertainment: The Rise of Global Infotainment (Sage, 2007); Media on the Move: Global Flow and Contra-Flow (Routledge, 2007); International Communication – Continuity and Change, (Bloomsbury Academic, 3rd edn forthcoming); and Electronic Empires – Global Media and Local Resistance (Arnold, 1998).
O livro pode ser adquirido através do site http://migre.me/glkIV.
Para baixar outros textos do professor Daya Kishan e/ou textos que tratam do mercado indiano, acesse: http://www.gobookee.org/daya-thussu/.