Ulepicc-Brasil lança livro eletrônico “Desafios das Políticas de Comunicação”
A Ulepicc-Brasil (capítulo brasileiro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realizará o lançamento do livro eletrônico “Desafios das Políticas de Comunicação” (Ulepicc-Brasil, 2020), organizado por Eula Dantas Taveira Cabral e que conta com os artigos apresentados no Grupo Temático Políticas de Comunicação no último evento da entidade, em 2018. A atividade ocorrerá em 15 de junho (segunda), a partir das 20h em: https://meet.jit.si/PesquisaUlepiccBrasil.
Segundo a organizadora, na apresentação do livro: “as investigações científicas que vêm sendo desenvolvidas nas instituições de pesquisa analisam a realidade dos locais, das populações, as questões sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e culturais, verificando os problemas e as prováveis soluções a partir das necessidades cotidianas e das pesquisas realizadas. O foco não é apenas criar ou testar teorias, mas mostrar como a ciência pode ajudar a sociedade”.
“Desafios das Políticas de Comunicação” está dividido em 4 partes: Políticas de Comunicação na América Latina; Mídia e Governo Lula; Mídia e sociedade civil; e Desafios da regulação no Brasil. A obra conta com 12 capítulos, feitos por pesquisadoras e pesquisadores de diferentes universidades do Brasil, que apresentarão junto com a organizadora cada um dos textos publicados.
O livro eletrônico está disponível para ser baixado no site da Ulepicc-Brasil: https://ulepicc.org.br/wp-content/uploads/2019/12/DesafiosdasPolíticasdeComunicação.pdf
Sumário
– Apresentação (Eula Dantas Taveira Cabral)
POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
A regulamentação da comunicação pública nas mudanças de governo no Brasil e na Argentina (Anderson Andreata e Adilson Vaz Cabral Filho)
Regulamentação democrática da radiodifusão comunitária (Adilson Vaz Cabral Filho)
MÍDIA E GOVERNO LULA
Políticas e estratégias de comunicação: experiências de comunicação pública na presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (Ana Paula Lucena)
A prisão de Lula nas capas e editoriais da Folha de S. Paulo (Ana Maria da Conceição Veloso, Fabíola Mendonça de Vasconcelos e Laís Cristine Ferreira Cardoso)
Os interesses da imprensa e da justiça se encontram na Lava Jato. O caso O Globo e a sentença do tríplex (Rosangela Fernandes)
MÍDIA E SOCIEDADE CIVIL
Direito à comunicação e democracia: breve aproximação da agenda brasileira (Priscila Martins Dionízio)
Regulação da mídia: um estudo da classificação indicativa (Rafaela Caetano Pinto e Maria Ivete Trevisan Fossá)
O diálogo externo do Supremo Tribunal Federal: as deliberações da Corte acerca das políticas públicas de comunicação (Carlo José Napolitano)
Políticas de comunicação e de cultura acessíveis à sociedade: O projeto EPCC (Eula Dantas Taveira Cabral)
Publicidade de utilidade pública (PUP): um viés concreto de engajamento político da publicidade social, numa perspectiva brasileira (Patrícia Saldanha e Pablo Bastos)
DESAFIOS DA REGULAÇÃO NO BRASIL
A luta do jornalismo entre a independência e o interesse dos financiadores (Patrícia Maurício e Creso Soares Júnior)
Os desafios para regulação do VOD no Brasil: legislação, concorrência e Perspectivas (Maria Clara Estrêla Oliveira Almeida, Jacqueline Lima Dourado e Juliana Fernandes Teixeira)
SERVIÇO
Evento: Lançamento do livro “Desafios das Políticas de Comunicação”
Quando: 15 de junho (segunda-feira), a partir das 20h
Onde: https://meet.jit.si/PesquisaUlepiccBrasil
Livro: https://ulepicc.org.br/wp-content/uploads/2019/12/DesafiosdasPolíticasdeComunicação.pdf