Livros e Artigos

[toggle Title=”Livros eletrônicos”]

Livro “Desafios das Políticas de Comunicação” (CABRAL, E. D. T. (org.), 2020) – https://ulepicc.org.br/wp-content/uploads/2019/12/DesafiosdasPolíticasdeComunicação.pdf

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[toggle Title=”Revista Eptic Online”]

2013

Dossiê Temático – Comunicação Pública: cenários e perspectivas. v. 15, n. 2 (2013).

Dossiê Temático – GP Economia Política da Comunicação (ALAIC). v. 15, n. 1 (2013).

2012

Especial Economía Política y cine en America Latina. v. 14, n. 3 (2012).

Especial Economia Política do Rádio e Mídia Sonora. v. 14, n. 2 (2012).

Especial “Comunicação, Cultura e Desenvolvimento”. v. 14, n. 1 (2012).

2011

Especial Políticas de Comunicação Transfronteiras. v. 13, n. 3 (2011).

Especial Economia Política da Arte. v. 13, n. 2 (2011).

v. 13, n. 1 (2011).

2010

v. 12, n. 3 (2010).

Especial Educação e Tecnologia. v. 12, n. 2 (2010).

Especial Debate Informação e Capitalismo. v. 12, n. 1 (2010).

2009

Especial rádio comunitária, política e cultura: reflexões teóricas e desafios metodológicos. v. 11, n. 3 (2009).

Especial The Political Economy of the Television and Entertainment Industries. v. 11, n. 2 (2009).

Especial Economia Política da Comunicação e o setor de serviços. v. 11, n. 1 (2009).

2008

Especial TV pública. v. 10, n. 3 (2008).

Especial Realidade midiático-cultural espanhola. v. 10, n. 2 (2008).

Especial Redes e interatividade. v. 10, n. 1 (2008).

2007

Especial CBT. v. 9, n. 3 (2007).

Especial “Dez anos de privatização das telecomunicações no Brasil”. v. 9, n. 2 (2007).

Especial Comunicação e Educação II. v. 9, n. 1 (2007).

2006

Especial Comunicação e Educação. v. 8, n. 3 (2007).

Especial Jornalismo digital. v. 8, n. 2 (2007).

Especial Políticas de comunicação na União Europeia. v. 8, n. 1 (2007).

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[toggle Title=”2022″]

MARQUES, Rodrigo Moreno e BASTOS, Manoel Dourado (orgs.). Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura: confrontando as barbáries do capital no século XXI. São Cristóvão: Ulepicc-Brasil, 2022.

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[toggle Title=”2013″]

GRUPO DE MÍDIA SÃO PAULO. Mídia Dados Brasil 2013. São Paulo: Grupo de Mídia São Paulo, 2013.

MATTOS, Sérgio. A revolução digital e os desafios da comunicação.  Cruz das Almas-BA: Editora UFRB, 2013.

SANTOS, Anderson David Gomes dos. A consolidação de um monopólio de decisões: a Rede Globo e a transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol. 2013. 268f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2013.

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[toggle Title=”2012″]

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MATTOS, César. Broadcasting Football Rights in Brazil: The Case of Globo and “Club of 13” in the Antitrust PerspectiveEstudos Econômicos, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 337-362, abr.-jun. 2012.

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[toggle Title=”2011″]

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GASTALDO, Édison. Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 8, n. 21, p. 39-51, mar. 2011.

MARQUES, José Carlos. A “criança difícil do século” – algumas configurações do esporte no velho e no novo milênio. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 8, n. 21, p. 93-112, mar. 2011.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling; TUFTE, Thomas; CASANOVA, Jair Vega (Orgs.). Trazos de una otra comunicación en América Latina. Barranquilla: Editorial Universidad del Norte, 2011.

SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Produção de conteúdo nacional para mídias digitais. Brasília: Secretaria de Assuntos Estratégicos, 2011.

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[toggle Title=”2010″]

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MORAES, Dênis de. (Org.). Mutações do visível: da comunicação de massa à comunicação em rede. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.

PROCHNIK, Luisa. O Futebol na Telinha: A Relação Entre o Esporte Mais Popular do Brasil e a Mídia. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 15, 2010, Vitória. Anais… São Paulo: Intercom, 2010.

ROSA, Ana Maria Oliveira. Televisão interativa: inclusão e alternativas na digitalização. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2010.

SCHNEIDER, Nadia Helena. TV Escola na era digital: trajetória e perspectivas educacionais e culturais. 2010. 211 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2010.

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[toggle Title=”2009″]

BARBOSA, Rafaela Chagas; BRITTOS, Valério Cruz. O padrão tecnoestético e a produção simbólica da Rede Record de televisão na IURD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2009. Curitiba. Anais… São Paulo: Intercom, 2009.

BRITTOS, Valério Cruz; ROSA; Ana Maria Oliveira. Interatividade e potencialidade: do computador à TV DigitalIn Texto, Porto Alegre, v. 1, p. 48-67, 2009.

MOSCO, Vincent. La Economía Política de la Comunicación. Barcelona: Bosch, 2009.

SISTEMAS públicos de comunicação no mundo: experiência de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009.

OLIVEIRA, Pedro António Maia. A negociação centralizada dos direitos televisivos na óptica do direito da concorrênciaVerbo Jurídico, Lisboa, mar. 2009.

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[toggle Title=”2008″]

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira (Org.). Comunicação, Educação, Economia e Sociedade no Brasil: desenvolvimento histórico, estrutura atual e os desafios do século XXI. São Cristóvão: Editora UFS, 2008.

BOLAÑO, César (Org.). Comunicação e a Crítica da Economia Política: Perspectivas teóricas e epistemológicas. São Cristóvão: Editora UFS, 2008.

LOPES, Ruy Sardinha. Informação, Conhecimento e Valor. São Paulo: Radical Livros, 2008.

SIMIS, Anita. Estado e Cinema no Brasil. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008.

VIZEU, Alfredo (Org.). A sociedade do telejornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008.

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[toggle Title=”2007″]

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[toggle Title=”1990″]

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[toggle Title=”1989″]

CAPARELLI, Sérgio. Ditaduras e Indústrias Culturais, no Brasil, na Argentina, no Chile e no Uruguai (1964-1984). Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1989.

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[toggle Title=”1988″]

BOLAÑO, César. Mercado Brasileiro de Televisão. Aracaju: EDUFS, 1988.

LEAL FILHO, Laurindo. Atrás das Câmeras – Relações entre Cultura, Estado e Televisão. 2ª. ed. São Paulo: Summus, 1988. 104 p.

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[toggle Title=”1987″]

CARVALHO, Helenice (Org.). Anais do Primeiro Seminário Gaúcho de Tecnologia. Porto Alegre: , 1987. 111 p.

POSSAS, Mario Luiz. Estruturas de mercado em oligopólio. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1987.

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[toggle Title=”1985″]

MELO, José Marques. Para uma leitura crítica da comunicação. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Muito além do Jardim Botânico: Um estudo sobre a audiência do Jornal Nacional da Globo entre trabalhadores. 4.ed. São Paulo: Summus, 1985.

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