Professor Albino Rubim lançará livro “Políticas Culturais: diálogos possíveis” na UFBA
Obra do professor e pesquisador Antônio Albino Canelas Rubim traz reflexões sobre o passado e o presente da história cultural brasileira, que incluem o legado de Gilberto Gil no Ministério da Cultura (2003-2008) e o do próprio autor, como Secretário de Cultura da Bahia (2011-2014)
No dia 3 de maio, quarta-feira, às 18h a UFBA recebe o lançamento do livro Políticas culturais: diálogos possíveis, do professor e pesquisador Antônio Albino Canelas Rubim. No livro, questões como gestão cultural, financiamento e fomento à cultura, planos culturais e desafios e dilemas no âmbito cultural são analisados na coletânea, que reúne uma síntese das reflexões do autor, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), delineando um panorama que conecta o passado e o presente da história cultural do país. O evento de lançamento conta com um bate-papo com a participação de Rubim, Sophia Rocha e Paulo Miguez.
Nos ensaios, o autor analisa experiências de implantação e desenvolvimento de políticas e gestões culturais públicas, em tempos e lugares diversos, fornecendo dispositivos para repensar o atual cenário brasileiro. Entre essas experiências, destacam-se as ações do Ministério da Cultura (MinC) na gestão de Gilberto Gil (2003-2008) e a experiência de Rubim como secretário de Cultura do Estado da Bahia (2011-2014). Um dos principais focos do professor é observar como a riqueza e a diversidade cultural do Brasil contrastam com a recente desatenção e ausência de investimentos em ações efetivas e permanentes por parte do poder público.