Ulepicc-Debates: Plataformas digitais e o trabalho de mediação do jornalista
No próximo debate da Ulepicc-Brasil, a temática central será “Plataformas digitais e o trabalho de mediação do jornalista”. As convidadas para essa instigante discussão são as professoras Samária Andrade, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e Patrícia Maurício, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
O evento, que acontecerá no dia 14 de agosto, às 19h30, contará com a mediação do professor Carlos Figueiredo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenador do GT 5 da Ulepicc-BR. Participe.
Samária Andrade é professora e pesquisadora no Curso de Jornalismo da UESPI e lidera o Grupo de Pesquisa TRAMPO, registrado no CNPq. Ela tem se dedicado a investigar os impactos da plataformização e da datificação no trabalho dos jornalistas, com ênfase na precarização das condições laborais.
Já Patrícia Maurício é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUC-Rio. Ela lidera o Grupo de Pesquisa Economia Política da Comunicação (EPC), também cadastrado no CNPq. Seus estudos se concentram nas transformações do jornalismo frente à ascensão das plataformas digitais e da inteligência artificial.
Durante o debate, as especialistas vão abordar questões cruciais, como a crescente precarização do trabalho jornalístico, a intensificação dos processos de datificação e a influência da inteligência artificial nas rotinas produtivas. Também serão discutidos os desafios enfrentados pelos profissionais da imprensa diante dessa nova realidade marcada pela plataformização.
A live do evento será transmitida pelo canal da Ulepicc-BR no YouTube. Não perca essa oportunidade de acompanhar um debate fundamental sobre os impactos das plataformas digitais no trabalho dos jornalistas.