O Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC–Brasil) foi fundado em março de 2004, em Aracaju, capital do estado de Sergipe, como uma associação civil sem fins lucrativos, não fazendo qualquer tipo de distinção, como de credo político ou religioso. Visa reunir pesquisadores e profissionais atuantes na Economia Política da Comunicação, da Informação e da Cultura.
A entidade constitui-se como uma seção nacional da organização internacional Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC-Federação), criada em Sevilha, na Espanha, no ano de 2002, com a incumbência de congregar pesquisadores do mundo latino, o que inclui nacionalidades como brasileira, espanhola, argentina, moçambicana, mexicana, canadense, portuguesa, francesa, chilena e angolana.
Uma das metas da ULEPICC-Brasil é estimular o debate da Economia Política da Comunicação, da Informação e da Cultura, de onde o intento de promover, dentre outros possíveis espaços acadêmicos, encontros bienais, desenvolvidos em parceria com instituições de ensino superior, realizadoras dos eventos.
Em 2016, a entidade, em parceria com a Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB, realizará o VI Encontro Nacional da Ulepicc-Br (https://ulepiccbrasilia.com/). Os cinco eventos anteriores, em caráter bianual, ocorreram em Niterói, na UFF (2006), Bauru, na UNESP (2008), São Cristóvão, na UFS (2010), no Rio de Janeiro, na UERJ (2012) e novamente no Rio de Janeiro, no IBICT/UFRJ (2014).
Os trabalhos apresentados constam dos Anais dos eventos:
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[toggle Title=”VIII Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2020″]
Confira no link abaixo os textos apresentados no VIII Encontro Nacional da Ulepicc-Br, Ilhéus-BA/virtual, 2020.
https://doity.com.br/anais/8ulepiccbr/
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[toggle Title=”VII Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2018″]
Confira no link abaixo os textos apresentados no VIII Encontro Nacional da Ulepicc-Br, Maceió, 2018. https://ulepicc.org.br/anais-vii-ulepicc-brasil/
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[toggle Title=”VI Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2016″]
GT1 – Políticas de comunicação
Coordenação nacional: Profª. Drª. Eula Cabral (FCRB – MinC)
Coordenação local: Prof. Dr. Murilo Ramos (UnB)
GT2 – Comunicação pública, popular ou alternativa
Coordenação nacional: Prof. Dr. Fernando Oliveira Paulino (PPG-FAC-UnB)
Coordenação local: Profa. Dra. Liziane Guazina (UnB) e Jairo Faria (UnB)
GT3 – Indústrias midiáticas
Coordenação nacional: Prof. Dr. Marcos Dantas (UFRJ)
Coordenação Local: Profa. Dra. Ellis Regina Araújo da Silva (UnB)
GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
Coordenação nacional: Profª. Dra. Verlane Aragão Santos (OBSCOM-UFS)
Coordenação local: Profa. Dra. Dácia Ibiapina (UnB)
GT5 – Teorias e temas emergentes
Coordenação nacional: Profª. Dra. Patrícia Bandeira de Melo (FUNDAJ)
Coordenação local: Prof. Dr. Luiz Martino
GT6 – Ética, política e epistemologia da informação
Coordenação nacional: Prof. Dr. Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)
Coordenação local: Profa. Dra. Liliane Machado (UnB)
GT8- Temas emergentes da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e Lei de Acesso a Informação
Coordenação: Profa. Dra.Katia Maria Belizario (UnB)
Jornada de Doutorandos
Coordenação: Prof. Dr. Bruno Lima Rocha
ULEPICC2016_JornadaDoutorandos_Anais
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[toggle Title=”V Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2014″]
Confira no link abaixo os textos apresentados no V Encontro Nacional da Ulepicc-Br, Rio de Janeiro, 2014.
http://www.ulepiccbrasil5.org.br/
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[toggle Title=”IV Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2012″]
Confira no link abaixo os textos apresentados no IV Encontro Nacional da Ulepicc-Br, Rio de Janeiro, 2012.
http://ulepiccbrasil4.com.br/anais/
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[toggle Title=”III Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2010″]
Confira no link abaixo os trabalhos apresentados no III Encontro nacional da Ulepicc-Br, São Cristóvão, 2010.
http://www.eptic.com.br/terceiroulepiccbrasil/#
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[toggle Title=”II Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2008″]
Confira no link abaixo os textos apresentados no II Encontro Nacional da Ulepicc-Br, Bauru, 2008.
http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/eventos/ulepicc2008/anais.html
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[toggle Title=”I Encontro Nacional da Ulepicc-Br – 2006″]
Confira abaixo os trabalhos apresentados no I Encontro Nacional da ULEPICC-Br, Niterói, 2006.
I – COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
Ana Cláudia Gusso – O JORNALISMO NO INTERIOR DE SANTA CATARINA
Beatriz Brandão Polivanov – RÁDIOS COMUNITÁRIAS: PROBLEMAS, PROPOSTAS E INTER-AÇÕES
Carla Sena Leite – VOZES DO CARANDIRU : ESTUDO COMPARATIVO DE QUATRO NARRATIVAS DO MASSACRE
Eduardo Y. Yamamoto – AS PESQUISAS EM COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA
Leonel Azevedo de Aguiar – ENRAIZADOS: HIP-HOP LOCAL NA BAIXADA FLUMINENSE
Rozinaldo Antonio Miani – COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: UMA ALTERNATIVA POLÍTICA AO MONOPÓLIO MIDIÁTICO
II – ESTUDOS CULTURAIS
Carmen Lúcia Castro Lima – DEFINIÇÕES ANALÍTICAS PARA OS SEGMENTOS PRODUTORES DE BENS SIMBÓLICOS: UMA BREVE ANÁLISE
Carmen Lucia Castro Lima, César de Oliveira Franca e João Paulo Rodrigues Matta – NOTAS SOBRE ECONOMIA DA CULTURA
Daniele Canedo – POLÍTICAS CULTURAIS E A GESTÃO MUNICIPAL: UM DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-CULTURAL
Gisela G. S. Castro – MÚSICA, INTERNET, CONSUMO E PIRATARIA: ALGUNS PONTOS PARA DISCUSSÃO
Heloísa Maria dos Santos Toledo – PRODUÇÃO INDEPENDENTE DE MÚSICA NOS ANOS 90 – TECNOLOGIA e TERCEIRIZAÇÃO: BASES PARA O SISTEMA ABERTO DE PRODUÇÃO
Lima, C.R.M, Santini, R.M – CREATIVE COMMONS E PRODUÇÃO CULTURAL COLABORATIVA NO BRASIL
Luz García Neira – DA CHEGADA À PARTIDA, UM CONVITE OFICIAL AO PÓS-COLONIALISMO
Paula Félix dos Reis – POLÍTICAS CULTURAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO DO GOVERNO LULA (2003-2006)
Rodrigo Boldrin Bacchin – O BIG BROTHER, O BRASIL E A TV NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
III – POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO
Alexandre Barbalho – “CEARÁ TERRA DA LUZ”: IDÉIAS E POLÍTICAS PARA UM PÓLO REGIONAL DE CINEMA
Antônio Francisco Magnoni e Marcos Américo – PROSPECÇÃO INICIAL DA CADEIA DE VALOR DO RÁDIO DIGITAL BRASILEIRO
Daniela Hoffmann Lobato – O CONCEITO DE REDE NO ÂMBITO DAS TEVÊS PÚBLICAS BRASILEIRAS
Eula Dantas Taveira Cabral – PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO GRUPO ABRIL
Floriano Filho – COMÉRCIO GLOBAL DE CONTEÚDOS DIGITAIS
Israel Fernando de Carvalho Bayma – FINANCIAMENTO ELEITORAL PELO SETOR DE COMUNICAÇÃO NAS ELEIÇÕES DE 1998, 2000, 2002 E 2004: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO FENÔMENO DO CLIENTELISMO POLÍTICO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL.
Juliano Maurício de Carvalho – POLÍTICAS E GESTÃO DA INFORMAÇÃO: UMA RELEITURA SOBRE CIDADANIA E INCLUSÃO DIGITAL
Marco Schneider – INDÚSTRIA CULTURAL E FETICHE DO VALOR
Maria de Lourdes dos Santos – AS TEVÊS LEGISLATIVAS NO BRASIL E A CRIAÇÃO DAS TVI’S: CONTEXTO E PERPECTIVAS
Reinaldo dos Santos – DA TRIBUNA AO ESTÚDIO: VÍCIOS NAS POLÍTICAS DE CONCESSÃO DE RADIODIFUSÃO
Suzy dos Santos – GET BACK TO WHERE YOU ONCE BELONGED: ALVORADA, OCASO E RENASCIMENTO DA ECONOMIA POLÍTICA NAS ANÁLISES DA COMUNICAÇÃO
IV – TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
André Vouga – A VIRTUALIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A PROPRIEDADE INTELECTUAL: IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
Christian Carvalho Ganzert – A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE HOMOGENEIZAÇÃO CULTURAL E DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA SÓCIOECONÔMICO GLOBAL.
Cristiane Arakaki- BITS NO AR: DIGITALIZAÇÃO, CONVERGÊNCIA E O RÁDIO CRITÉRIO DE NOTICIABILIDADE NOS PORTAIS LOCAIS
Daniela Fávaro Garrossini – UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO PLATAFORMA PARA O EXERCÍCIO DA PRÁTICA DEMOCRÁTICA
Ericson Saint Clair – COMUNICAÇÃO E DIFERENÇA: OPINIÃO PÚBLICA MOLECULAR, CONTÁGIO SOCIAL E TECNOLOGIAS DE VIRTUALIZAÇÃO
Helenice Carvalho e Valério Cruz Brittos – OS SÍTIOS DAS EMISSORAS DE TV ABERTA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL VIRTUAL.
João Baptista Winck – A PROMESSA DO AUDIOVISUAL INTERATIVO
Jorge Rocha e Valéria Machado – WEBJORNALISMO E WEB 2.0: NOVAS POSSIBILIDADES
Luiz Adolfo de Andrade – O JOGO INFORMACIONAL OU O QUE OS MMORPGS PODEM NOS ENSINAR SOBRE O CAPITALISMO PÓS-INDUSTRIAL
Raquel Sacheto – A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA INTERNET SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO
Renato Dias Baptista – COMUNICAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL: INTERFACES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS
Rosemary Segurado- AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA AÇÃO POLÍTICA NO BRASIL E NA ESPANHA
Ruy Sardinha Lopes – BIOPODER OU INFOPOLÍTICA? AS SUBJETIVIDADES NA ERA DA ECONOMIA DO CONHECIMENTO
Taís Marina Tellaroli – A INTERAÇÃO GLOBAL-LOCAL E A PROXIMIDADE COMO
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