Segunda aula do curso de extensão “Trabalho Cultural e Artístico” será com a Profª. Drª. Verlane Aragão (UFS)
Com as plataformas de streaming musical, um debate frequente é sobre a suposta autonomia na distribuição do que é produzido por artistas. Assim, é necessário discutir a intermediação por essas plataformas e ponderar sobre o empreendedorismo cultural daí decorrente.
Para tratar disso desde a perspectiva marxista, o curso de extensão virtual “Trabalho Cultural e Artístico” terá aula de Verlane Aragão Santos (UFS) a partir das 19h30 de 22 de fevereiro (quinta). “Trabalhadores da música: intermediação de conteúdo e o debate em torno do empreendedorismo cultural” terá transmissão ao vivo no canal “Jogando Dados Podcast” no YouTube e reprodução posterior no podcast Jogando Dados.
A partir do método (crítica da economia política/materialismo histórico-dialético), evoca-se o concreto, a partir das manifestações da música na atualidade. Assim como, a música na experiência do local e suas multideterminações; sua relação com a Indústria Cultural constituída.
Os tópicos da aula passarão por: A Indústria Cultural como forma social do capital e a contribuição da Economia Política da Comunicação (EPC), em especial na sua vertente brasileira; Da forma social ao contexto histórico de crise e de reestruturação capitalista; Tecnologias da informação e da comunicação, digitalização e convergência; Plataformas digitais e outras formas de intermediação de conteúdo musical; Interface ideológica das transformações estruturais no interior do sistema como virtude e, ao mesmo tempo, como face escancarada de sua contradição, o Neoliberalismo; e aí o empreendedorismo (cultural) como epifenômeno desse processo.
Sobre a palestrante
Verlane Aragão Santos é doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2007), com pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial na Universidade Federal do ABC. Santos é professora titular do Departamento de Economia, do Programa de Pós-Graduação em Economia (Mestrado Profissional) e do Mestrado em Comunicação. É a atual presidenta da Ulepicc-Brasil.
A pesquisadora tem experiência na área de Economia Política, com ênfase em Economia Política da Comunicação e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: processos e relações de trabalho, reestruturação produtiva, telecomunicações e economia da música.
Como se inscrever
As inscrições para esta aula estarão abertas até o início da atividade, mas é importante fazê-la antes para ter acesso ao material indicado para leitura prévia.
Para ter direito ao certificado, é necessário se inscrever pelo SIGAA/UFAL (final da página – http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/9657). Primeiro no curso geral e depois na aula (clicando na figura de quebra-cabeças ao lado do nome do curso). Veja tutorial em: https://instagram.com/reel/Cj_J7O5JbvL/?igshid=ODk2MDJkZDc2Zg==.
O Sigaa pede informações como nome completo, CPF e e-mail. A organização do curso se compromete a não utilizar quaisquer dados pessoais para além dos interesses exclusivos para divulgação de informações.
Sobre o curso
O curso “Trabalho Cultural e Artístico” é organizado pelo grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (CEPCOM) a partir da Unidade Educacional Santana do Ipanema da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), em parceria com o Grupo de Trabalho de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).
Iniciamos no dia 06 de fevereiro, discutindo se o trabalho artístico é produtivo ou improdutivo, mas vamos até 19 de março, com aulas semanais. Para informações sobre o curso, acesse: https://ufal.br/transparencia/noticias/2024/01/ufal-abre-inscricoes-para-curso-de-extensao-sobre-trabalho-cultural-e-artistico/view.
Serviço
O quê? Aula “Trabalhadores da música: intermediação de conteúdo e o debate em torno do empreendedorismo cultural”
Quando: 22 de fevereiro de 2024, a partir das 19h30
Carga horária: 4 horas
Onde: Canal Jogando Dados no Youtube (https://www.youtube.com/live/4lXVPQ-j7LU?si=dsrT-iwto4cyvqEz) e podcast Jogando Dados (https://podcasters.spotify.com/pod/show/jogando-dados).
Inscrições: até 22 de fevereiro em http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/9657.