Revista Eptic e Ulepicc-Brasil lançam curso sobre comunicações em tempos de crise
A Revista EPTIC e a Ulepicc-Brasil realizarão curso à distância sobre economia e política das comunicações em tempos de crise. O curso, que será ocorrerá entre outubro e novembro de 2019, abordará problemáticas envolvendo as comunicações, a partir da perspectiva da Economia Política da Comunicação, que será apresentada logo no primeiro encontro virtual.
As aulas começarão com retrospecto da evolução das comunicações no século XX. Em seguida, serão problematizadas as transformações recentes (que recebem diversos nomes, como Terceira Revolução Industrial), a partir da ascensão das Tecnologias da Informação e Comunicação. Na terceira parte, haverá análise do cenário atual das comunicações, discutindo suas relações com as crises econômica e política, os impactos nos sistemas tradicionais e problemáticas relacionadas à Internet, como a desinformação e a radicalização no debate online, a neutralidade de rede e a atuação das plataformas digitais.
Os conteúdos serão apresentados em vídeos por professores/as, que também acompanharão discussões online entre os/as participantes e poderão sugerir textos, vídeos e outros materiais de formação.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Eptic (https://seer.ufs.br/index.php/eptic). Dúvidas podem ser enviadas para: revistaeptic@ufs.br.
Confira detalhes abaixo:
Período:
Outubro e novembro de 2019
(Previsão de início: 14 de outubro | Previsão de término: 18 de novembro)
Módulos:
1) A economia política da comunicação
O módulo fará uma discussão introdutória sobre a importância de analisar as comunicações a partir de sua dimensão material e de suas dinâmicas econômicas e políticas. Ele irá também apresentar de forma mais sistematizada a EPC, seus objetos de estudo, contribuições, autores e abordagens.
César Bolano (UFS) e Manoel Dourado Bastos (UEL)
2) O desenvolvimento das comunicações no século XX – mídia audiovisual, impressa e telecomunicações
O módulo fará um histórico da evolução da radiodifusão no século XX a partir da caracterização da consolidação da indústria cultural e analisando as diferentes modalidades (fluxo, editorial, clube) e diferentes modelos (grandes redes nacionais nos Estados Unidos, monopólio estatal na Europa e o modelo latino-americano). Além disso, o módulo tratará da formação dos sistemas nacionais de telecomunicações até a sua onda de privatizações diante das novas demandas de desenvolvimento do sistema a partir dos anos 1980 e 1990.
Verlane Aragão (UFS)
3) A convergência audiovisual-telecomunicações-informática
O módulo discutirá as mudanças a partir dos anos 1970 que geraram uma reconfiguração dos serviços de comunicações a partir da convergência entre as esferas do audiovisual, das telecomunicações e da informática. Serão apresentadas as mudanças nos mercados a partir desse fenômeno.
Helena Martins (UFC)
4) Internet: das promessas ao desencanto
O módulo fará uma discussão da evolução da Internet, de suas primeiras promessas de democratização do conhecimento e da liberdade de expressão até a década da emergência das grandes plataformas, dos escândalos de abuso na coleta e tratamento de dados e das respostas de regulação.
Rodrigo Moreno Marques (FUMEC)
5) Economia, política e comunicações em cenário de crise
A partir dos referenciais dos módulos anteriores, o presente buscará olhar para as transformações recentes do mercado das comunicações em um ambiente complexo de alterações de veículos “tradicionais” e de incerteza nos segmentos que buscam se estabelecer no mundo online. 8) A política das comunicações: desinformação, radicalização política na crise das democracias O módulo vai analisar também os fenômenos recentes no debate político nas comunicações, como o crescimento da desinformação, a radicalização política, o discurso de ódio e a fragmentação das mediações em um cenário de crise da democracia.
Jonas Valente (UnB)
Formato:
O curso será estruturado em cinco módulos semanais.
Cada módulo será iniciado com a disponibilização de material em vídeo do palestrante daquele módulo (de 1 a três vídeos de aproximadamente de 20 minutos). Ao longo da semana, os participantes debaterão provocações apresentadas, em diálogo com o(s)/a(s) animador(es)/(as). Também serão disponibilizados textos ou vídeos.
Investimento
– Estudantes de graduação: R$ 70
– Associados à Ulepicc-Brasil: R$ 100
– Pós-graduandos não associados: R$ 150
– Professores: R$ 200
– Profissionais fora da academia: R$ 200
Valores para integrantes de organizações que atuam na luta pelo direito à comunicação poderão ser acertados com a organização do curso.
* Os pagamentos serão feitos por meio de boleto bancário ou cartões de débito e crédito.