Atividades de um ano da diretoria da Ulepicc-Brasil
Prezadxs associadxs da ULEPICC-Brasil,
Esta carta visa fazer um balanço da atual gestão da nossa entidade. Assumimos há um ano a diretoria, com a dificuldades em montar a chapa mostrando que a conjuntura brasileira poderia piorar ainda mais, impondo ainda mais ações por parte de uma associação de pesquisadorxs de pensamento crítico. Houve uma intensificação dos ataques à educação, à produção científica, à liberdade de expressão, às propostas de democratização da comunicação e, de forma geral, à classe trabalhadora; ao mesmo tempo que o discurso da violência contra as classes populares e grupos sociais como mulheres, negras e negros e LGBTQI+ recebem aval presidencial. Isso nos coloca diante de um cenário de retrocessos, de resistência, mas também de muita luta.
Neste um ano, buscamos atuar a partir de duas frentes, uma interna e outa externa. Na primeira perspectiva, realizamos: a reorganização dos Grupos Temáticos da entidade, com debate público sobre a proposta; a discussão ampliada sobre a relação com a Ulepicc federal; e a regularização contábil da Ulepicc-Brasil com a Receita Federal, estando neste momento com certidão negativa de débitos.
Por outro lado, seguimos o processo de estreitamento das relações com entidades como a SOCICOM, outras das Ciências Sociais e Humanas e a SBPC, cientes de que os ataques prosseguirão, exigindo tenacidade e unidade de todas as forças democráticas, especialmente do tão atacado campo acadêmico, com a participação em atos, audiências públicas e reuniões no Congresso Nacional. Além disso, houve aproximação institucional com o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação, o que gerou, dentre outras coisas, a “Agenda Congresso da Semana”.
Para o ano que vem, temos como grande desafio a realização do nosso oitavo encontro, a ser realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus-BA. Para evitar a concorrência com outros eventos, deveremos realizá-lo de 13 a 15 de maio, por isso, junto com a coordenação local, iniciamos ainda em junho a busca por recursos de agências de apoio. A programação está voltada a contar a história da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura de maneira regionalizada e já contará com os novos GT. Além disso, seguiremos no desafio de atualizar estatuto e regimento da Ulepicc-Brasil, processo iniciado na gestão passada, mas que precisará ser encaminhado no ano que vem.
Dos 6 pontos relativos ao programa de trabalho apresentado como chapa, segue em anexo os apontamentos específicos sobre organização interna, relações históricas, relações institucionais, internalização, eventos e congresso bianual: 1ano-Avançar