Editais abertos para financiamento de projetos sobre plataformas digitais
A diretoria da Ulepicc-Brasil divulga que estão abertos editais para financiamento de pesquisa por duas organizações: CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e Indela (Iniciativa pelos Direitos na América Latina). Ambos os prazos para submissão se encerram no início de abril.
Editais CGI.br/Fapesp
Dentro do convênio de cooperação CGI.br e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), há 4 editais abertos para financiamento de projetos a serem desenvolvidas por grupos de pesquisa e/ou empresas. 3 deles têm prazo de submissão até o dia 8 de abril: Auxílio à Pesquisa Regular (APR) e Projeto Temático; Auxílio à Pesquisa – Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) – Fase 2 Direta; e Auxílio à Pesquisa – Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) – Modalidade PITE 2. O edital para financiamento de Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial recebe propostas até 20 de maio.
É importante ler cada edital para ficar atenta e atento especialmente às possibilidades de parceria com pequenas empresas ou o foco em determinadas atividades mais práticas de produção em inovação tecnológica, para além do conhecimento científico gerado.
Mais informações em: https://www.cgi.br/editais/fapesp/
Edital Indela
A Indela está com chamada aberta até o dia 4 de abril para apoiar projetos de direitos digitais com foco em campanhas públicas, pesquisa aplicada, incidência em políticas públicas e litígio, nos níveis nacional e regional. São 3 eixos de ação: Liberdade de expressão, Privacidade e Acesso a conhecimento.
Os projetos selecionados receberão apoio financeiro no valor máximo de 75 mil dólares, para um período de 12 a 18 meses. Além disso, a Indela oferece consultorias especializadas em desenvolvimento de capacidades relevantes para os projetos selecionados.
Mais informações em: https://indela.fund/pt/o-que-apoiamos/