Última mesa de Webinário trata do fact-checking no Nordeste
A crise do jornalismo atinge principalmente a credibilidade transmitida pelos conglomerados da mídia. Neste cenário de descrédito com os meios tradicionais, o fact-checking vêm ganhando destaque na cobertura jornalística, principalmente em pleitos eleitorais. Diante dessa realidade, o Webinário “Desinformação no Nordeste: Desafios e oportunidades para o jornalismo” terá a mesa “Fact-checking: ascensão na cobertura política do Nordeste“, que ocorrerá a partir das 19h de 9 de outubro. A mesa será composta pelas seguintes pesquisadoras e pesquisador:
– Alice Souza: Mestre em Indústrias Criativas, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com dissertação sobre automatização de checagem de fatos. Atua como jornalista, coordenadora editorial do projeto Confere.ai no Jornal do Commercio e colaboradora do Projeto Comprova. Confira mais no Currículo Lattes da palestrante.
– Francisco Rolfsen Belda: Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Presidente do Projor, coordenador acadêmico do Projeto Credibilidade e professor do curso de jornalismo e do programa de pós-graduação em mídia e tecnologia da Unesp. Confira mais no Currículo Lattes do palestrante.
– Carla Risso: Pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).O projeto realizado no pós-doutorado foi o projeto “À sombra da (Des)informação: a proliferação de mensagens enganosas em períodos eleitorais Brasil/Portugal”. Confira mais no Currículo Lattes da palestrante.
– Marta Alencar: Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Gestão de Marketing Digital e graduada em Comunicação Social. Fundadora da COAR, primeiro projeto independente de Fact-Checking do Piauí. Associada da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Brasil). Confira mais no Currículo Lattes da palestrante.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO WEBINÁRIO
Inscreva-se!
O webinário “Desinformação no Nordeste: Desafios e oportunidades para o jornalismo” ocorrerá de 6 a 9 de outubro de 2020 e é totalmente gratuito. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em https://forms.gle/7n87nyGbruBq9kRr5. A atividade será exibida no canal do Youtube “Ulepicc-BR Brasil” (https://www.youtube.com/channel/UCpwMB_nO28fFONsrWEmudcA) e é uma realização da ULEPICC-Brasil (Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) e da COAR (1º projeto independente de fact-checking no Piauí).