FNDC promove live: Regulação das Comunicações: o que você precisa saber ?
O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em mais uma live para celebrar seus 30 anos, propõe a discussão da atualidade da regulação das comunicações, e quais devem ser os caminhos de uma regulação efetivamente democrática.
A discussão acontece no dia 06 de outubro, quarta-feira, às 19h, nos canais da FNDC Brasil no Youtube e no Facebook. São convidados o jornalista e escritor Camilo Vannuchi, a professora e pesquisadora Suzy Santos (UFRJ) e a mediação será realizada pelo jornalista e advogado Marcos Urupá, doutorando da UnB.
Saiba mais:
O tema da regulação das comunicações, que andava adormecido, voltou à tona no debate público recentemente, após declarações do ex-presidente Lula, de que, se voltasse ao governo, pautaria o assunto.
A regulação das comunicações existe no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Portanto, a questão não é regular ou não regular, mas sim que tipo de regulação deve ser adotada pelos países. No caso do Brasil, a regulação nunca favoreceu a criação de um ambiente plural e diverso.
Ao contrário, a forma como o Estado historicamente lidou com essa questão quase sempre foi no sentido de favorecer interesses privados. Como resultado, o sistema brasileiro de comunicação segue sendo altamente concentrado nas mãos de poucas famílias bilionárias.
A regulação débil também favoreceu usos absolutamente ilegais de concessões públicas de radiodifusão na promoção de discurso de ódio, proselitismo político e religioso e controle dos canais por políticos, desequilibrando o jogo democrático.
Em mais uma live para celebrar os 30 anos do FNDC, vamos discutir a atualidade deste tema e quais devem ser os caminhos de uma regulação efetivamente democrática das comunicações.