Ulepicc-Brasil encerra seu IX Encontro nesta sexta-feira (25), na UEL
A Ulepicc-Brasil (Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) encerra nesta sexta-feira (25) o seu IX Encontro Nacional. Realizado desde o dia 22 novembro na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o evento debate “As Tramas do Imperialismo no século XXI”, tema discutido em três mesas ao longo dos quatro dias do encontro, a partir dos eixos da Informação, Comunicação e Cultura.
Na programação do evento também foram realizadas mesas de abertura e encerramento, as atividades dos oitos GTs da entidade, mais uma edição da Jornada de Graduandas e Graduandos e a assembleia de sócias e sócios. Em memória de Valério Brittos, pelo decenário de sua morte, foi realizado um GT Especial dedicado à sua obra, além de uma exposição, durante todos os dias do evento, contando sua trajetória por meio de textos e imagens.
O encontro é realizado pela Ulepicc-Brasil e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCOM-UEL) e conta com o financiamento da CAPES e da Fundação Araucária.
Programação
Na cerimônia de abertura foi realizada na noite do dia 22/11, e contou com a presença de Marta Favaro, reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Manoel Dourado Bastos, presidente da ULEPICC e coordenador geral do evento; Rozinaldo Miani, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UEL); Edmilson Lenardão, diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA/UEL) e Rodolfo Rorato Londero, vice-chefe do Departamento de Comunicação da UEL. A noite do primeiro dia também contou com a mesa “Imperialismo ontem e hoje”, que teve como palestrantes a Virgínia Fontes (UFF) e Marcos Dantas (UFRJ), e foi mediada por Verlane Aragão Santos (UFS).
O dia 23/11 iniciou com a mesa temática Comunicação, Imperialismo e a EPC, que contou com César Bolaño (UFS) e Miguel Stedile (Iterra), como debatedores, e foi mediada por Carlos Figueiredo (UFS). Na parte da tarde foram iniciados os Grupos de Trabalho. As áreas temáticas e a programação detalhada do evento podem ser acessadas no site do evento, e os anais dos resumos expandidos estão disponíveis: acesse aqui. A programação do segundo dia ainda teve lançamento de livros e foi encerrado com a mesa “Informação, Poder e Imperialismo”, que contou como palestrantes Sandra Braman (Texas A&M University), Vladimir de Paula Brito (Polícia Federal e INASIS) e foi mediada por Rodrigo Moreno Marques (UFMG).
No terceiro dia do encontro foram realizadas novas apresentações nos GTs, e na parte da tarde a Assembleia de sócios e sócias, que deliberou, entre outras pautas, a confirmação da eleição para a nova diretoria da Ulepicc Brasil.
O último dia do evento teve na sua programação a mesa “Cultura e Imperialismo: chaves materialistas de interpretação da cultura”, com Fábio Palácio (UFMA), Verlane Aragão (UFS) e Mediação de Manoel Bastos (UEL). A mesa de encerramento “Comunicação e Hegemonia Global numa Era de Expectativas Decrescentes” terá Paulo Arantes (USP) e Manoel Dourado Bastos (UEL), e a mediação de Guilherme Bernardi (UEL).