Intercom anuncia mudanças no congresso nacional
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) decidiu implementar mudanças importantes em seu congresso nacional, a fim de facilitar a participação de pesquisadores(as) e tornar a programação mais enxuta. As novidades, definidas após reuniões com as coordenações dos Grupos de Pesquisa (GPs) e do Intercom Júnior (IJ), passam a valer já no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), que será realizado de 4 a 8 de setembro em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, e cuja chamada de trabalhos será aberta em breve.
“Essas mudanças atendem a demandas históricas. Elas são resultado de uma construção coletiva, de um processo de reflexão, diálogo e, principalmente, de escuta ativa de associados e associadas, por meio dos GPs, do IJ, dos conselhos Curador, Consultivo e Fiscal e da Diretoria Executiva. O objetivo principal é superar barreiras à produção e ao compartilhamento de conhecimento e, assim, reforçar a vocação inclusiva da nossa entidade”, afirma Juliano Domingues (Unicap), presidente interino da Intercom.
Confira as novidades do Intercom 2023:
PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO APÓS O ACEITE DO TRABALHO
Ainda será necessário se inscrever no congresso nacional para submeter trabalho aos GPs e IJs, porém o pagamento da taxa poderá ser feito após o recebimento do aceite.
SUBMISSÃO INICIAL DE RESUMO EXPANDIDO
Inicialmente, os(as) autores(as) vão enviar um resumo expandido para avaliação dos GPs e IJs. Em um segundo momento, apenas nos casos de aceite, deverão enviar o artigo completo.
PUBLICAÇÃO OPCIONAL NOS ANAIS
Ao enviar o artigo completo, os(as) autores(as) deverão fazer a opção de publicar ou não o trabalho nos Anais do congresso. “Com isso, pesquisadores podem manter o ineditismo de suas pesquisas para poderem submetê-las a revistas científicas de seu interesse”, afirma Ariane Pereira (Unicentro), diretora Cultural da Intercom e integrante da Comissão Científica do congresso nacional.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS REMOTA OU PRESENCIAL
No momento da submissão, os(as) autores(as) deverão optar pelo formato de apresentação do trabalho: remoto (via plataforma on-line) ou presencial (em Belo Horizonte). “Depois de feita, esta opção não poderá ser mais mudada. Isso porque as sessões de apresentação serão organizadas de acordo com o número de trabalhos a serem apresentados em cada modalidade”, explica Ariane Pereira.
Importante: a escolha será feita apenas pelos(as) autores(as) que submeterem trabalhos aos Grupos de Pesquisa e ao Intercom Jr. Todas as pessoas que se inscreverem no congresso poderão acompanhar toda a programação remota e presencial, conforme desejarem.
EXPOCOM
Para a etapa nacional do Expocom, os(as) alunos(as) líderes finalistas deverão enviar um vídeo de apresentação do trabalho. Os vídeos serão exibidos durante o congresso, em salas na PUC Minas, e a cerimônia de entrega dos troféus será presencial, no dia 8 de setembro. A mecânica da etapa nacional está explicada no Regulamento do Expocom 2023.
CONGRESSO HÍBRIDO, MAS COM ETAPAS DISTINTAS
O Intercom 2023 será híbrido, mas as atividades não serão simultaneamente remotas e presenciais. Assim, o evento será dividido em duas etapas:
1. Etapa remota – Sessões remotas dos GPs e IJs, em que apenas os(as) autores(as) que optarem por essa modalidade apresentarão trabalho. Todos(as) os(as) congressistas inscritos(as) poderão acompanhar as sessões na plataforma on-line. Fóruns, colóquios, mesas e outros eventos propostos por associados(as) também serão realizados remotamente no pré-congresso, depois de serem selecionados via chamada pública.
2. Etapa presencial – Entre os dias 4 e 8 de setembro, as atividades serão realizadas na PUC Minas, em Belo Horizonte: sessões presenciais dos GPs e IJs; cerimônia de abertura; Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; premiações (Prêmios Estudantis, Prêmio Luiz Beltrão, Troféu José Marques de Melo); evento de lançamento de livros (Publicom); oficinas e minicursos; cerimônia de encerramento (premiação Expocom); atrações culturais. O Ciclo, as premiações e a cerimônia de encerramento também terão transmissão on-line ao vivo.
OUTROS EVENTOS
Outros eventos promovidos pela Intercom e sua Diretoria Executiva que tradicionalmente fazem parte da programação dos congressos nacionais passarão a ser realizados ao longo do ano, de forma remota e gratuitamente para os(as) associados(as).
TAXAS
Os valores já divulgados da taxa de inscrição permanecerão inalterados, com descontos especiais para associados(as) da Intercom que quitarem a anuidade 2023. Para saber mais, clique aqui.
As taxas serão as mesmas, independentemente da modalidade de apresentação de trabalho.
“A nova estrutura, com um momento remoto e outro presencial, é válida apenas para o congresso nacional. Os congressos regionais que a Intercom realiza no primeiro semestre serão realizados conforme previsto, apenas presencialmente nas instituições anfitriãs”, ressalta a professora Ariane, que também é coordenadora geral dos regionais. Para saber mais sobre os congressos regionais, clique aqui.
Nas próximas semanas, o JORNAL INTERCOM e os canais oficiais da entidade nas redes sociais trarão mais detalhes sobre cada uma das mudanças. Acompanhe!
Com informações do Portal Intercom.