Cultura e Desenvolvimento será tema do GT 4 – Economia Política da Cultura e Políticas Culturais
No próximo dia 27 de julho (quinta-feira), às 19h, a Ulepicc-Brasil promoverá o seu terceiro Ciclo de Debates, a ser realizado pelo GT4 – Economia Política da Cultura e Políticas Culturais. O evento será mediado pelo coordenador nacional do Grupo de Trabalho, Prof. Dr. Fernando Oliveira (UESC), e receberá como convidado o Prof. Dr. Albino Rubim (UFBA), que tratará dos desafios das políticas culturais na atualidade brasileira, e o Prof. Dr. Cesar Bolaño (UFS), que abordará o desenvolvimento e políticas de comunicação.
“Queremos abordar o tema proposto, a partir dos pontos de vistas e das reflexões de dois grandes pesquisadores e expoentes do pensamento crítico contemporâneo, sob nossa mediação”, destaca o Prof. Fernando Oliveira.
Na oportunidade será discutido o papel articulador da cultura e seu caráter transversal na contemporaneidade, sobretudo nessa conjuntura de retomada das políticas culturais. Segundo Rubim (2007) como a cultura perpassa diferentes esferas sociais, torna-se substantivo analisar suas interfaces, em especial com áreas afins, tais como a educação e a comunicação”. Decorre daí o potencial das políticas culturais como campo e mecanismo de articulação para o desenvolvimento.
Por outro lado, o papel das comunicações que resultou na explosão da informação e no surgimento de um capitalismo de plataformas. Segundo Bolaño (2023) “a regulação das plataformas no Brasil deveria ser pensada, desde o início, em termos das possibilidades de solução de problemas sociais urgentes e de promoção, ao mesmo tempo, de alternativas para o desenvolvimento”.
Conheça os participantes convidados:
Antônio Albino Canelas Rubim – Formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1975) e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina (1977), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1979), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin (2006). Professor titular da Universidade Federal da Bahia; docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador Senior do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. Autor de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Membro de conselhos editoriais de publicações em Cultura e Comunicação. Foi Secretário de Cultura do Estado da Bahia; Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA; Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia; Coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura; Diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA, por três vezes; Presidente da Câmara de Extensão da UFBA; Coordenador do Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA; Presidente da Câmara de Comunicação, Cultura e Turismo da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Secretário de Cultura da Associação dos Professores Universitários da Bahia, por duas vezes, e Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Recebeu a Medalha Dois de Julho concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia. Atualmente um dos três coordenadores do grupo de trabalho Cultura e Políticas Culturais da CLACSO. Principais áreas de interesse: políticas culturais; cultura e política; comunicação e política; cultura, comunicação e sociedade.
Cesar Bolaño – Professor titular aposentado da Universidade Federal de Sergipe, voluntário do Programa de Pós-graduação em Economia (PROPEC-UFS), coordenador do projeto “Governança econômica das redes digitais”, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP – projeto nº 2021/06992-1). Coordenador do grupo Epicc do Clacso. Fundador da Rede de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação (EPTIC), foi o primeiro presidente da Ulepicc Brasil, da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC), e tem vasta obra publicada no campo da EPC, constituindo-se em referência no campo, sobretudo pelos trabalhos centrados na economia política da internet, na crítica da economia política do conhecimento e a regulação do mercado brasileiro de televisão.
Programação:
GT4 – Economia Política da Cultura e Políticas Culturais
Debate: 27/07/2023 (Quinta-feira), 19h
Participantes convidados: Antônio Albino Canelas Rubim (UFBA), Cesar Bolaño (UFS)
Mediador: Fernando Oliveira (UESC)
Local: Ulepicc-BR (Youtube)
Tema: Cultura e Desenvolvimento