Grupos de Trabalho
Coordenação nacional: Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC)
Ementa: Objetiva estudar as ações de agentes públicos e privados relativas ao processo de regulamentação da mídia em suas diversas fases. Envolve a definição do conjunto de normas, princípios, deliberações e práticas locais relacionadas com a administração, organização e funcionamento do conjunto do sistema comunicacional. Analisa os processos e estratégias locais, regionais e internacionais dos conglomerados de comunicação e seu impacto e influência nos governos e na sociedade. Além disso, a concentração das comunicações e telecomunicações no Brasil.
Coordenação nacional: Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Ementa: Contempla investigações sobre a comunicação produzida no âmbito de movimentos sociopolíticos ou culturais, de sindicatos e de organizações populares em suas várias áreas de atuação ou manifestações políticas. Acolhe pesquisas sobre todo tipo de comunicação marcada por objetivos sociais e ligada às lutas por cidadania, de viés contra-hegemônico, atuantes em oposição à acentuada mercantilização da mídia.
Coordenação nacional: Ana Beatriz Lemos da Costa (TCU/UnB)
Ementa: Enfoca a rede institucional dos produtos comunicacionais que ligam a criação, produção, circulação, organização e comercialização de conteúdos de natureza cultural, informativa e de entretenimento. Engloba os processos industriais que envolvem televisão, cinema, rádio, internet, publicidade, produção editorial, indústria fonográfica, design, artes e espetáculos.
Coordenação nacional: Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Ementa: Abriga pesquisas que retratam o papel econômico, político e sociológico que o campo da cultura e das artes assume na sociedade contemporânea. De um lado, engloba discussões sobre a atuação do Estado, da participação da sociedade e do mercado nesta relação, bem como os mecanismos de financeirização da cultura e das artes, da produção e da gestão culturais. De outro, debate a industrialização e mercantilização da cultura e sua implicação na dinâmica atual do capitalismo, com enfoque no caráter central do trabalho cultural, intelectual e criativo.
Coordenação nacional: Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
Ementa: Modelos teóricos sobre o jornalismo como prática e produto social diante das tecnologias digitais contemporâneas, a partir das perspectivas da Economia Política da Comunicação e do Jornalismo. Formatos, enfoques e categorias estratégicas no trabalho de produção comunicacional e jornalístico. Análise crítica da apropriação do trabalho do jornalista, das relações de poder expressas no conteúdo à exploração de quem trabalha para produzir a notícia. Questões contemporâneas como midiatização, convergência, infotenimento, mobilidade e interatividade, entre outras.
Coordenação nacional: Manoel Dourado Bastos (UEL)
Ementa: Aspectos conceituais, teóricos e de método da EPC como alternativa paradigmática completa, no interior do campo da Comunicação, vinculada ao materialismo histórico e dialético. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nos estudos de EPC em diálogo tanto interno com outros subcampos da Comunicação, como os Estudos Culturais, as Teorias do Jornalismo, as Políticas de Comunicação, entre outros, quanto externo com a Economia, as diferentes Ciências Sociais e as Ciências da Informação. História da EPC no Brasil e no mundo. Disputas epistemológicas como disputas políticas.
Coordenação nacional: Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Ementa: economia política da comunicação científica; classificações, organização do conhecimento e ideologia; informação, conhecimento e valor; vigilância digital e luta de classes; regime de informação e hegemonia; competência crítica em informação e alienação; desinformação digital em rede e crises das democracias liberais.
Coordenação nacional: Chalini Torquato Gonçalves de Barros (UFRJ)
Ementa: O GT acolhe trabalhos que tenham interface gênero e raça no campo de estudos da Economia Política da Comunicação. Contempla pesquisas teóricas e empíricas que possibilitem compreender como o recorte racial e de gênero opera sobre a estrutura, a distribuição dos recursos e nos produtos midiáticos nas sociedades capitalistas. São interesses do grupo: regulamentação e diversidade racial e de gênero na estrutura midiática; racismo, sexismo e representação; sistemas midiáticos e desigualdade; raça, gênero na concentração dos sistemas midiáticos; contra-hegemonia e mídia negra/feminista; pensamento negro e feminista.