Curso virtual CEPCOM/GT EPICC Clacso discutirá o trabalho de jornalistas
As especificidades do trabalho jornalístico geraram diferentes formas de subsunção deste ao capital. Como entender a ideologia do profissionalismo com cada vez mais precarização?
Para tratar disso desde a perspectiva marxista, o curso de extensão virtual “Trabalho Cultural e Artístico” receberá na terça (05), a partir das 19h30, Carlos Figueiredo (UFS). “Trabalho intelectual dos jornalistas: precarização x trabalho libertador” terá transmissão ao vivo no canal “Jogando Dados Podcast” no YouTube e reprodução posterior no podcast Jogando Dados.
A aula apresentará o que o pesquisador chama de “Teoria Crítica do Jornalismo”, que busca elaborar uma teoria do jornalismo a partir da categoria trabalho, central no método do materialismo histórico.
Na primeira parte da apresentação, será feita uma exposição do jornalismo enquanto indústria cultural e as especificidades do trabalho jornalístico e sua subsunção ao capital em diferentes períodos históricos. Em seguida, haverá a discussão sobre como as rotinas jornalísticas ajudam a moldar o noticiário. Por fim, debate-se o papel da ideologia do profissionalismo nas teorias do jornalismo e a caracterização do jornalista enquanto trabalhador.
Sobre o palestrante
Carlos Figueiredo é professor permanente do Mestrado Profissional em Economia da UFS (PROPEC/UFS), Coordenador do GP de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação). Jornalista, Mestre em Comunicação e Doutor em Sociologia.
Como se inscrever
As inscrições para esta aula estarão abertas até o início da atividade, mas é importante fazê-la antes para ter acesso ao material indicado para leitura prévia.
Para ter direito ao certificado, é necessário se inscrever pelo SIGAA/UFAL (final da página – http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/9657). Primeiro no curso geral e depois na aula (clicando na figura de quebra-cabeças ao lado do nome do curso). Veja tutorial em: https://instagram.com/reel/Cj_J7O5JbvL/?igshid=ODk2MDJkZDc2Zg==.
O Sigaa pede informações como nome completo, CPF e e-mail. A organização do curso se compromete a não utilizar quaisquer dados pessoais para além dos interesses exclusivos para divulgação de informações.
Sobre o curso
O curso “Trabalho Cultural e Artístico” é organizado pelo grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (CEPCOM) a partir da Unidade Educacional Santana do Ipanema da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), em parceria com o Grupo de Trabalho de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).
Vamos até 19 de março, com aulas semanais. Para informações sobre o curso, acesse: https://ufal.br/transparencia/noticias/2024/01/ufal-abre-inscricoes-para-curso-de-extensao-sobre-trabalho-cultural-e-artistico/view.
Serviço
O quê? Aula “Trabalho intelectual dos jornalistas: precarização x trabalho libertador”
Quando: 05 de março de 2024, a partir das 19h30
Carga horária: 4 horas
Onde: Canal Jogando Dados no Youtube (https://www.youtube.com/live/tzNPBoWnI6A?si=Fr2v9bLUIbYkyhCF) e podcast Jogando Dados (https://podcasters.spotify.com/pod/show/jogando-dados).
Inscrições: até 05 de março em http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/9657.