Ciclo de Debates: Desafios e Limites para a Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária
A União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil) continua seu ciclo de debates de 2024 com um evento promovido pelo GT 2 – Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária. O debate, que será transmitido ao vivo, está agendado para 18 de julho de 2024, às 17h. Assista aqui.
O tema do debate é “Desafios e Limites para a Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária em Contexto de Midiatização e Plataformização”. Este tema é de grande relevância no atual contexto de midiatização e plataformização, onde a comunicação popular e comunitária desempenha um papel fundamental na construção da hegemonia popular. Os debatedores serão Pablo Nabarrete Bastos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Solange Inês Engelmann, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST – Setor de Comunicação). A mediação será realizada por Rozinaldo Antonio Miani, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Sobre os Participantes
Pablo Nabarrete Bastos é professor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele é pesquisador visitante na Universidade de Westminster e coordenador pedagógico do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS).
Solange Inês Engelmann é doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/PPGCOM. Ela integra o Setor de Comunicação do MST e participa do grupo de pesquisa do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Rozinaldo Antonio Miani é professor associado do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP) e bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) pelo CNPq.