GT8 debate “Tecnologias e intelectualidade sob a vigilância da racialidade”
O Grupo de Trabalho 8 (GT8) da ULEPICC-Brasil realiza mais uma etapa do Ciclo de Debates, com a live “Tecnologias e intelectualidade sob a vigilância da racialidade”. O evento acontece no dia 17 de setembro (terça-feira), às 14h. Assista aqui.
A discussão contará com as participações de Dayana Souza (PPGMC/UFF) e Paulo Victor Melo (ICNOVA/Portugal). A mediação ficará a cargo de Chalini Torquato (ECO/UFRJ | PPGMC/UFF), coordenadora do GT8.
Sobre os convidados
Dayana Souza é mestra em Comunicação pelo PPGCOM/UFF e doutoranda em Mídia e Cotidiano no PPGMC/UFF. Publicitária, sua pesquisa aborda questões de gênero e raça nas construções da(s) intelectualidade(s) a partir das narrativas de acadêmicas negras nas mídias sociais.
Paulo Victor Melo é pesquisador do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA) e responsável pelo projeto “Videovigilância, Dados e Privacidade no Espaço Público em Portugal”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, integra a coordenação do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania da UFBA. É membro do Conselho Diretor do Intervozes, Diretor de Projetos da Intercom e Diretor da Compolítica.
Sobre o debate
A live abordará como a narrativa hegemônica do desenvolvimento tecnológico, associada ao uso de tecnologias inteligentes, pode reproduzir opressões presentes na cultura global capitalista, colonialista, racista e patriarcal. Os palestrantes discutirão como a racialidade se manifesta na legitimação do conhecimento intelectual e nas formas de submissão de corpos à cultura da vigilância.
O evento faz parte das atividades do GT8 da ULEPICC-Brasil e é aberto ao público. Tratará de questões relacionadas à tecnologia, vigilância e racialidade no contexto da comunicação e da cultura.
A live do evento será transmitida pelo canal da Ulepicc-BR no YouTube.