X Encontro da Ulepicc-Brasil: Pesquisadores debatem trabalho e valor nas artes e na cultura
A quarta mesa do X Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil discutirá as relações de trabalho e valor no campo das artes e da cultura. O debate acontecerá na sexta (29), às 9h no Auditório da Didática VI da UFS, e trará Luciana Requião, professora do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Autora de obras relevantes sobre o trabalho musical, como “Eis aí a Lapa…” e “Festa acabada, músicos a pé!”, Requião desenvolve pesquisas sobre as relações de trabalho dos músicos no Rio de Janeiro.
Ao seu lado estará Ruy Sardinha Lopes, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e pesquisador do Programa Ano Sabático do IEA-USP. Ex-presidente da Ulepicc-Brasil (2010-2014) e da SOCICOM (2016-2018), Lopes é líder do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas e desenvolve pesquisas em economia política da cultura, políticas culturais e artes contemporâneas.
O debate será conduzido por Carlos Figueiredo, jornalista, mestre em Comunicação e doutor em Sociologia. Professor do Mestrado Profissional em Economia da UFS e Coordenador do GT5 – Economia Política do Jornalismo da Ulepicc-Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura da Intercom. Figueiredo pesquisa as intersecções entre Economia Política da Internet, Algoritmos, Inteligência Artificial e suas consequências para o mundo do trabalho, além de temas como desinformação.
A coordenação ficará a cargo de Gabriela Andrietta, doutora em Artes pela UNESP e secretária-geral da Ulepicc-Brasil. Pesquisadora de políticas culturais para a exibição de cinema no Brasil, Andrietta atua como bolsista de jornalismo científico pela FAPESP.