Ulepicc-Brasil promove lançamento de 12 obras durante encontro nacional
O X Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil realiza na quinta-feira, 28 de novembro, às 18h30, o lançamento de doze obras que abordam diferentes aspectos da comunicação contemporânea. Entre os temas, destacam-se estudos sobre transmissões esportivas, dilemas éticos da era digital, plataformas de trabalho, concentração midiática, teorias da comunicação, comunicação pública e relações étnico-raciais. Os livros ficarão disponíveis para consulta e aquisição durante todo o evento. A coordenação dos lançamentos é de Rodrigo Moreno Marques, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG e atual vice-presidente da Ulepicc-Brasil
Saiba mais sobre as obras:
Relatório das Transmissões de Futebóis 2012-2024
Anderson David Gomes dos Santos; Iago Vernek Fernandes (orgs.)
Editora Ludopédio
2024
Diante dos desafios que envolvem o futebol e a mídia, o grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (CEPCOM/UFAL) e o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social criaram o Observatório dos Direitos de Transmissão de Futebóis. A proposta é ser um espaço unificador de descrição, análise, debate e pesquisas em rede sobre as dinâmicas do campo social do futebol profissional, especialmente no que se refere à sua apropriação midiática. Este relatório apresenta os resultados da primeira pesquisa coletiva, dedicada ao “Levantamento das Transmissões de Futebóis” profissionais masculino e de mulheres no Brasil.
Miséria da informação: dilemas éticos da era digital
Arthur Coelho Bezerra
Editora Garamond
2024
O livro é um sobrevoo analítico por diversos dilemas éticos da era digital, abordando temas como vigilância e expropriação de dados pessoais, desinformação, negacionismos e discursos de ódio na internet, exploração do trabalho mediado por plataformas, colonialismo digital e soberania tecnológica, racismo e sexismo algorítmico, regulação das plataformas e outras questões do regime de informação de nosso tempo. A orelha é assinada por Maria Nélida González de Gómez e o prefácio é de Marco Schneider.
Concentração da mídia no Brasil: radiodifusão e telecomunicações
Eula Dantas Taveira Cabral
Editora Anagrama/Faperj
2023
A obra mostra o cenário que vem sendo construído no Brasil a partir da concentração das comunicações e das telecomunicações. Observa-se que, no caso brasileiro, foram formados dois tipos de concentração de mídia no país, com blocos de grupos que vêm disputando a mídia brasileira e invadindo barreiras tecnológicas, criadas de forma distinta pelas políticas e legislações implementadas, mas que se cruzam pela realidade das novas tecnologias e pela convergência das mídias. Realidade diferenciada, em todos os níveis, se comparada com outros países.
A mídia e a ordem sancionada. Os determinantes simbólicos da mediação, regulação e dominação nos processos de comunicação das culturas, do mercado e das mídias.
Fernando Oliveira
Editora Via Litterarum
2023
No livro procuro demonstrar como a articulação mídia-mercado se transformou em uma poderosa máquina de produção de informação, e de transformação de valor cultural e simbólico em valor econômico, confirmando aquela máxima de Muniz Sodré quando afirma que “a mídia é a boca do capital”. Sim, a mídia é devoradora e exerce um papel crucial, com sua atuação ritualística e sistemática de fixação das crenças para a regulação das imagens simbólicas do consumo e da sociedade de consumidores, e por conseguinte levando ao encarceramento das massas nessa ordem do imaginário social, tal como assistimos em nossos dias. Os mecanismos do mercado e da mídia atuam como instâncias de produção e consagração (realização) de valor – com a transformação de valor cultural e simbólico em valor econômico. São espaços de luta por hegemonia dos agentes e atores sociais entram em disputa pela validação das narrativas, para a reprodução do poder político, do poder econômico e do poder simbólico. Para tratar das relações entre mídia e mercado, recorreremos também à análise marxiana do fetichismo da mercadoria –, que levamos para o estudo do fetichismo das imagens e do valor simbólico em nossos dias –, sempre tomando por base a teoria do valor em Marx, e o fazemos estabelecendo um diálogo crítico com as contribuições da Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPC), tratadas preliminarmente nas discussões sobre o valor, valor cultural e o valor simbólico, e tomando por base as contribuições de dois expoentes daquele campo: Cesar Bolaño e Alain Hescovicci, entre outros.
Plataformas de mediação de trabalho: fundamentos, modelos de negócio e impactos sobre trabalhadoras/es
Helena Martins (coord.); Jonas Valente; Marina Polo; Ligia Coeli; Raissa Pacheco; Alessandro Fernandes; Mirele Rodrigues; Pamela Rocha
Editora EdUECE
2024
A pesquisa discute as transformações no mundo do trabalho associadas à mediação tecnológica de plataformas digitais. A partir da Economia Política da Comunicação (EPC), situa o fenômeno como parte do aprofundamento da subsunção do trabalho intelectual, em curso desde a reestruturação sistêmica iniciada nos anos 1970, que atualmente tem particularidades associadas à crise neoliberal, à digitalização e à datificação da sociedade. Apresenta a perspectiva do “trabalho mediado por plataformas digitais” e uma tipificação das diferentes mediações exercidas pelas plataformas, compreendendo tanto a que é efetivada em relação ao capital em geral quanto a baseada na atuação de agentes econômicos que conectam vários lados da relação laboral. Na segunda seção, são analisadas plataformas utilizadas por comunicadores e comunicadoras, entre outros profissionais: Workana, Freela Web, 99Freelas, GetNinjas, Freelas Conecta, Comunica Freelancer, We Do Logos, VintePila, Vinteconto e Rock Content Talent Network. Para tanto, detalham-se os discursos e os modelos de negócio de tais plataformas, finalizando com discussão sobre o impacto na autonomia dos trabalhadores e no conteúdo do trabalho.
Teorías de la Comunicación Social. Apuntes sobre sus rasgos en la actualidad.
Hilda María Saladrigas Medina
Editora Ocean Sur
2024
Una aproximación al complejo entramado de las Teorías de la Comunicación Social y a la definición del proceso complejo: comunicación que les ha dado razón de ser con un carácter multidisciplinar y controversial. Prologado por el profesor e investigador mexicano Tanius Karam ofrece una mirada poco habitual de estas teorías y definiciones que podrá ser polémica en tanto se propone transgredir la parcelación de los saberes y apuesta por una mirada generalista e integradora de todos los ámbitos comunicativos.
Comunicação Pública, Cidadania e Informação: debates do II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública
Cláudia Lemos, Ana Paula Lucena, Antonio Barros, Janaine Aires, Jorge Duarte, Nataly Queiroz (orgs).
Editora ABCPública
2024
O II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação foi um momento significativo de encontro e debate. Em Natal, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mais de 200 pessoas, entre pesquisadores, profissionais e estudantes, se reuniram durante três dias, em outubro de 2023, para discutir os desafios de tratar a comunicação como direito humano. Foi o primeiro congresso presencial — a edição anterior havia sido virtual, em decorrência da pandemia de covid-19. Após ficarem registrados nos sites do evento e da ABCPública, organizadora do congresso em conjunto com a UFRN, os debates agora estão consolidados e ainda mais acessíveis neste livro. Os textos são versões amadurecidas de trabalhos apresentados, palestras e oficinas. Em 43 capítulos, autores de universidades e instituições de diferentes regiões do Brasil mostram a vitalidade e a evolução da comunicação pública. Assim como a origem dos autores, as metodologias e os temas são diversos, estabelecendo um panorama vasto e estimulante. Além de pioneiros no campo, há um grupo significativo de jovens pesquisadores com contribuições muito consistentes.
Ecos de Búzios: contribuições ao debate brasileiro sobre comunicação e relações étnico-raciais
Paulo Victor Melo e Tâmara Terso (orgs.)
Editora Dandara
2024
Organizado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, por meio da sua Setorial Dandara, o livro “Ecos de Búzios: contribuições ao debate brasileiro sobre Comunicação e Relações Étnico-Raciais” reúne artigos, entrevistas e ensaios escritos por intelectuais e ativistas comprometidos com a justiça racial e com trabalhos relevantes na área da comunicação. A obra aborda temáticas como racismo algorítmico; jornalismo e racismo estrutural; inteligência artificial e automatização de estereótipos raciais; interseccionalidade e governança da internet; soberania tecnológica e justiça racial; periferias e direito à comunicação; políticas de comunicação e racismo; cinema e negritude; comunicação comunitária. O nome “Ecos de Búzios” diz respeito à inspiração do livro na Revolta dos Búzios, manifestação popular, protagonizada por pessoas negras, na Bahia, em agosto de 1798. Assim como os boletins sediciosos da Revolta dos Búzios, os textos deste livro são de denúncia e anúncio: a denúncia das desigualdades estruturais de comunicação, notadamente pela perspectiva racial, e o anúncio de ideias para uma espécie de “programa preto” das comunicações no Brasil.
Regulação das comunicações e o interesse público
Patrícia Maurício e Lilian Saback (orgs).
Edições Loyola/Editora PUC-Rio
2024
A comunicação hoje é central para as atividades humanas, desde o trabalho até a vida social, mas ela se encontra concentrada nas mãos de plataformas estrangeiras (como Google, Meta e Tik-Tok) e grandes conglomerados. O livro Regulação das Comunicações e o Interesse Público busca dar conta de como atender ao interesse público, e não ao lucro em primeiro lugar, em capítulos que tratam de temas como a desinformação, a privacidade, o jornalismo, o streaming e o 5G, além de estudos de caso de países como a China, a Argentina, o Congo e a Austrália. O prefácio do livro foi escrito pelo prof. César Bolaño, principal expoente da Economia Política da Comunicação no Brasil, e pela presidente da Ulepicc, profª Verlane Aragão.
Método Burburinho de produzir cultura – 15 anos de produção cultural no Brasil
Priscila Seixas; Thiago Ramires
Editora Casa
2023
O Método Burburinho de Produzir Cultura apresenta 15 projetos escolhidos como estudo de caso em 15 anos de atividades. É a principal entrega de prestação de contas da produtora, habituada a uma rotina desafiadora de atividade e comprovação de como empregou cada dinheiro captado na arte de realizar arte. A publicação é um 3×4 dos movimentos da inconstante economia da cultura, setor em permanente busca de configuração. A Burburinho é um caso sério de comprometimento com a cultura do Brasil, com artistas, com o povo, com a sociedade, em síntese. (Mônica Riani – Jornalista)
Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura: tramas do capital no século XXI
Rafaela Martins de Souza e Rodrigo Moreno Marques (orgs.)
Edições ULEPICC-Brasil
2024
A obra é fruto do IX Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil, ocorrido em Londrina (PR) no período de 22 a 25 de novembro de 2022. Trata-se de uma coletânea de textos que contemplam as temáticas dos oito grupos de trabalho da Ulepicc-Brasil: políticas de comunicação; comunicação popular, alternativa e comunitária; indústrias midiáticas; políticas culturais e economia política da cultura; economia política do jornalismo; teoria e epistemologia da economia política da informação, da comunicação e da cultura; estudos críticos em ciência da informação; estudos críticos sobre identidade, gênero e raça. A seleção dos textos reunidos no livro ficou a cargo dos(as) coordenadores(as) dos grupos de trabalho da ULEPICC-Brasil, que indicaram os melhores trabalhos apresentados durante o evento.