NIEG-CEPOS LANÇA LIVRO SOBRE O CAPITAL FINANCEIRO
Anderson Santos* (publicado originalmente no Portal EPTIC)
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Globalização Transnacional e da Cultura do Capitalismo (NIEG-CEPOS), integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS), acaba de lançar o e-book Desvelando a farsa com o nome de crise: uma análise do capital financeiro da Economia Política (Deriva, 2014). Organizado por Bruno Lima Rocha e Anderson Santos, o livro traz uma série de artigos que questionam o conceito de crise financeira aplicado aos problemas econômicos que assolaram o mundo no final da primeira década do século XXI.
Um dos problemas destacados entre os artigos é a cobertura midiática sobre a crise, com artigos que tratam tanto do caso europeu quanto de como a mídia nacional tratou o assunto. Segundo Bruno Lima Rocha, na introdução do livro, uma de suas motivações é a “compreensão de que a mídia corporativa que se debruça na cobertura econômica é constitutiva tanto da crise como da ciranda financeira. Tal fenômeno vem sendo mais que comprovado e em escala planetária”. Ainda segundo o pesquisador, “a conclusão óbvia é que os sistemas de informação e seus informantes se complementam. O resultado é uma lacuna democrática, onde cidadãos de países inteiros não compreendem os enunciados e a maior parte das narrativas sobre a farsa com nome de crise (em escala mundial) sequer expõe as relações de causa e efeito”.
Desvelando a farsa com o nome de crise é dividido em duas partes. Na primeira, um conjunto de quatro textos que trazem “O marco geral para debate”, com reflexões teóricas fundamentais para o entendimento do desenrolar dos acontecimentos a partir da esfera econômica, do desenvolvimento e da aplicação das ideias neoliberais. A segunda traz a especificidade da área comunicacional para o debate, com análises e reflexões sobre como a mídia comunicou sobre o assunto, seja através de colunistas econômicos no Brasil, passando aos documentários que tratam sobre o tema e até a uma colaboração internacional, num texto de pesquisadores irlandeses sobre como os grupos comunicacionais hegemônicos do país trataram a especulação imobiliária.
Dentre os capítulos, a obra conta com o prefácio de César Bolaño, líder do grupo CEPOS e presidente da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Comunicación (ALAIC), e artigo escrito por Henry Silke e Phascal Preston, pesquisadores da Escola de Comunicação da Dublin City University (DCU), da Irlanda.
Você pode baixa o livro acessando o link a seguir: Desvelando a Farsa com o nome de crise
SUMÁRIO
PREFÁCIO – César Bolaño
INTRODUÇÃO:
Arqueologia de ideias: a ancestralidade recente do NIEG e algumas razões para este livro – Bruno Lima Rocha
Parte 1 – O marco geral do debate
CAPÍTULO 1: Análise dos desenhos de Estado e sua definição macroeconômica: a versão latino-americana dos modelos neoliberal e desenvolvimentista – Bruno Lima Rocha e Anderson David Gomes dos Santos
CAPÍTULO 2: Crítica de um paradigma “aparadigmático” com bases na Escolha Racional e no Jogo de Soma Zero – Bruno Lima Rocha e Anderson David Gomes dos Santos
CAPÍTULO 3: Capital, informação e economia digital: as múltiplas faces constitutivas da globalização corporativa do capitalismo – Bruno Lima Rocha, Márcia Turchiello Andrés e Ana Maria Oliveira Rosa
CAPÍTULO 4: Constrangimentos às mudanças estruturais: análise da política econômica da passagem de governo de Fernando Henrique para Lula – Bruno Lima Rocha e Anderson David Gomes dos Santos
Parte 2 – O marco específico do debate
CAPÍTULO 5: O jornalismo econômico como porta-voz do capital financeiro – Bruno Lima Rocha, Ana Maria Rosa, Alexon Gabriel João e Rafael Cavalcanti Barreto
CAPÍTULO 6: Os comentários sobre a “crise” nos blogs de Sardenberg e Miriam Leitão: análise dos opinantes do conglomerado líder– Marta Reckziegel, Anderson David Gomes dos Santos e Bruno Lima Rocha
CAPÍTULO 7: Uma análise fílmica da “farsa com nome de crise”: o audiovisual como linguagem síntese do roubo do século – Ivan Lemos Santos, Bruno Lima Rocha e Anderson David Gomes dos Santos
CAPÍTULO 8: O papel da comunicação e da mídia na crise de superprodução: Reflexividade Informação e Ideologia no caso da bolha imobiliária irlandesa – Henry Silke e Phascal Preston.
*Anderson Santos é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e mestre em Ciências da Comunicação.