Aberto o período de submissão de trabalhos para o X Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil
Está aberto o período de submissão de trabalhos para o X Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil, evento bianual da Ulepicc-Brasil (União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura – capítulo Brasil). O evento será realizado de 27 a 30 de novembro de 2024 na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão/SE.
Os interessados têm de 01 de junho a 15 de julho de 2024 para enviar um resumo expandido, de 400 a 500 palavras, salvo em PDF e seguindo as normas do Template. Os resumos devem ser enviados através da plataforma Doity do evento. Veja aqui.
Os resumos selecionados farão parte das sessões dos Grupos de Trabalho (GTs) e sessões especiais em “Comunicação e Extensão”, e constarão dos anais do evento, publicados na plataforma Doity. Após o evento, os melhores resumos serão selecionados para publicação como artigo completo em um ebook a ser lançado até o próximo evento.
Conheça os Grupos de Trabalho (GTs) e Sessões Especiais:
GT 1 – Políticas de Comunicação
Coordenação Nacional: Helena Martins do Rêgo Barreto (UFC)
Coordenação Local: Aianne Amado Nunes da Costa (UFS/USP)
Ementa: Objetiva estudar as ações de agentes públicos e privados relativas ao processo de regulamentação da mídia em suas diversas fases. Envolve a definição do conjunto de normas, princípios, deliberações e práticas locais relacionadas com a administração, organização e funcionamento do conjunto do sistema comunicacional. Analisa os processos e estratégias locais, regionais e internacionais dos conglomerados de comunicação e seu impacto e influência nos governos e na sociedade. Além disso, a concentração das comunicações e telecomunicações no Brasil.
GT 2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
Coordenação Nacional: Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Coordenação Local: Florisvaldo Silva Rocha (UFS)
Ementa: Contempla investigações sobre a comunicação produzida no âmbito de movimentos sociopolíticos ou culturais, de sindicatos e de organizações populares em suas várias áreas de atuação ou manifestações políticas. Acolhe pesquisas sobre todo tipo de comunicação marcada por objetivos sociais e ligada às lutas por cidadania, de viés contra-hegemônico, atuantes em oposição à acentuada mercantilização da mídia.
GT 3 – Indústrias Midiáticas
Coordenação Nacional: Ana Beatriz Costa (UnB)
Coordenação Local: Eloy Santos Vieira (UFS)
Ementa: Enfoca a rede institucional dos produtos comunicacionais que ligam a criação, produção, circulação, organização e comercialização de conteúdos de natureza cultural, informativa e de entretenimento. Engloba os processos industriais que envolvem televisão, cinema, rádio, internet, publicidade, produção editorial, indústria fonográfica, design, artes e espetáculos.
GT 4 – Políticas Culturais e Economia Política da Cultura
Coordenação Nacional: Fernando José Reis de Oliveira (UESC)
Coordenação Local: Marcelo Rangel Lima (UFS)
Ementa: Abriga pesquisas que retratam o papel econômico, político e sociológico que o campo da cultura e das artes assume na sociedade contemporânea. De um lado, engloba discussões sobre a atuação do Estado, da participação da sociedade e do mercado nesta relação, bem como os mecanismos de financeirização da cultura e das artes, da produção e da gestão culturais. De outro, debate a industrialização e mercantilização da cultura e sua implicação na dinâmica atual do capitalismo, com enfoque no caráter central do trabalho cultural, intelectual e criativo.
GT 5 – Economia Política do Jornalismo
Coordenação Nacional: Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
Coordenação Local: Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Ementa: Modelos teóricos sobre o jornalismo como prática e produto social diante das tecnologias digitais contemporâneas, a partir das perspectivas da Economia Política da Comunicação e do Jornalismo. Formatos, enfoques e categorias estratégicas no trabalho de produção comunicacional e jornalístico. Análise crítica da apropriação do trabalho do jornalista, das relações de poder expressas no conteúdo à exploração de quem trabalha para produzir a notícia. Questões contemporâneas como midiatização, convergência, infotenimento, mobilidade e interatividade, entre outras.
GT 6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
Coordenação Nacional: Manoel Dourado Bastos (UEL)
Coordenação Local: César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Ementa: Aspectos conceituais, teóricos e de método da EPC como alternativa paradigmática completa, no interior do campo da Comunicação, vinculada ao materialismo histórico e dialético. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nos estudos de EPC em diálogo tanto interno com outros subcampos da Comunicação, como os Estudos Culturais, as Teorias do Jornalismo, as Políticas de Comunicação, entre outros, quanto externo com a Economia, as diferentes Ciências Sociais e as Ciências da Informação. História da EPC no Brasil e no mundo. Disputas epistemológicas como disputas políticas.
GT 7 – Estudos Críticos em Ciência da Informação
Coordenação Nacional: Arthur Coelho Bezerra (IBICT/UFRJ)
Coordenação Local: Verlane Aragão Santos (UFS)
Ementa: economia política da comunicação científica; classificações, organização do conhecimento e ideologia; informação, conhecimento e valor; vigilância digital e luta de classes; regime de informação e hegemonia; competência crítica em informação e alienação; desinformação digital em rede e crises das democracias liberais.
GT 8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
Coordenação Nacional: Chalini Barros (UFRJ)
Coordenação Local: Renata Malta (UFS)
Ementa: O GT acolhe trabalhos que tenham interface gênero e raça no campo de estudos da Economia Política da Comunicação. Contempla pesquisas teóricas e empíricas que possibilitem compreender como o recorte racial e de gênero opera sobre a estrutura, a distribuição dos recursos e nos produtos midiáticos nas sociedades capitalistas. São interesses do grupo: regulamentação e diversidade racial e de gênero na estrutura midiática; racismo, sexismo e representação; sistemas midiáticos e desigualdade; raça, gênero na concentração dos sistemas midiáticos; contra-hegemonia e mídia negra/feminista; pensamento negro e feminista.
Sessões Especiais em “Comunicação e Extensão”
Coordenação: Anderson David Gomes dos Santos (UFAL) e Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)
Ementa: acolhem trabalhos que relatem atividades e experiências extensionistas que dialoguem com o campo da Economia Política da Comunicação e da Cultura. Aceitam-se relatos de projetos desenvolvidos, em desenvolvimento ou discussões teóricas sobre a extensão que permitam a reflexão sobre a curricularização e os desafios para ampliar o impacto social da educação na sociedade.