Presidente da ULEPICC-Br avalia 2012 da EPC em novo livro do IPEA
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) lançaram, no dia 16, a obra Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2012/2013. Dentre os textos que compõem o terceiro volume da obra (Flagrantes), consta o artigo “Economia Política da Comunicação: 2012, um ano produtivo para a EPC no Brasil”, escrito pelo professor Ruy Sardinha Lopes, presidente da ULEPICC-Br.
No capítulo, Ruy aponta fatos que indicam a consolidação do percurso acadêmico e institucional sobre a Economia Política da Comunicação. Em 2012, comemorou-se os 25 anos da publicação do artigo A questão da publicidade no Brasil, de César Bolaño, considerado o marco inaugural da EPC no Brasil; os 25 anos da criação dos grupos de pesquisa (GPs) de Economia Política das Tecnologias de Informação, Comunicação e Cultura (EPTIC) na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e na Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) e os dez anos de constituição da Unión Latina de Economía Política de la Informacíon, la Comunicacíon y la Cultura (ULEPICC-Federação).
3º PANORAMA DA COMUNICAÇÃO
Organizada pelo professor José Marques de Melo – ex-diretor da Escola de Comunicação e Artes da USP, primeiro doutor em jornalismo do Brasil e presidente do Conselho Deliberativo da Socicom – e por João Cláudio Garcia, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea, o Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2012/2013, conta com quatro volumes: Indicadores e Tendências (partes I e II), Flagrantes e Memória.
Os dois primeiros volumes abordam temas como mercado consumidor de bens simbólicos e produtos culturais, formação e cognição, regulação e controle, cooperação e intercâmbio, mercado de trabalho, sistemas de produção e circulação dos bens simbólicos e conteúdos culturais e comunicação pública. O volume 3 retrata a atuação da sociedade científica do campo comunicacional junto a instituições nacionais e estrangeiras. E o último resgata a memória dos estudos de comunicação no país.
O projeto Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, que soma três edições, com onze volumes publicados, reunindo mais de 180 textos com análises e propostas de iniciativas e políticas públicas para o setor, rendeu ao Ipea o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2012 (promovido pela Intercom e Globo Universidade) na categoria Instituição Paradigmática.
Acesse o seguinte link para baixar os quatro volumes da obra: http://migre.me/g8Dw8