Chamada de Trabalhos: Economia Política do Jornalismo na SBPJor 2024
A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) convida pesquisadores para submeterem trabalhos para a sessão coordenada “Economia Política do Jornalismo: arranjos produtivos e relações capital-trabalho”. Esta sessão acontecerá durante o 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e o 14º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), que será realizado na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará, em Belém, de 6 a 8 de novembro de 2024.
A sessão coordenada, parte da Rede de Pesquisa em Tecnologia, Jornalismo e Inteligência Coletiva (RETIJ), será apresentada por Pedro Aguiar (UFF) e focará em temas como economia política do jornalismo, arranjos produtivos do jornalismo, trabalho jornalístico, mercado jornalístico e indústrias do jornalismo.
A submissão de trabalhos para as Sessões Coordenadas das Redes de Pesquisa está aberta desde 25 de junho e recebe trabalhos até o dia 5 agosto de 2024.
Saiba mais
A recente linha de pesquisas da Economia Política do Jornalismo, no Brasil muito configurada pelos esforços de Dourado (2013, 2016, 2018), revela uma amplitude de pontos de contato com os estudos de trabalho, identidade e lógicas de produção e consumo no Jornalismo. Decerto, embora processos históricos das três primeiras décadas do século XXI tenham estimulado o olhar crítico para as relações de produção e poder na imprensa, não é de todo novidade na literatura científica nacional. Na tradição de estudos brasileiros sobre empresas jornalísticas e conglomerados de mídia (Barros, 1978; Taschner, 1992; Fonseca, 2008; Aguiar, 2016), da “notícia como um produto à venda” (Medina, 1978) ou como um construto carregado de “ideologia e técnica” (Lage, 1979), do “capital da notícia” e do jornalismo como “produção social de uma segunda natureza” (Marcondes Fº, 1986), do enquadramento da profissão pelo estrito materialismo dialético (Genro Fº, 1987), ou pela análise da indústria e do mercado jornalísticos nas esferas da produção (Dines, 1974; Andrade, 2015), distribuição (Chagas, 2013) e consumo (Morais, 2012). A síntese desta vertente feita por Daros (2022) elenca ainda a predisposição da Economia Política do Jornalismo por incluir tanto “processos e atores jornalísticos até então negligenciados, quanto uma perspectiva descolonial com o intuito de problematizar a dependência da imprensa periférica”. Assim, interessam a esta sessão coordenada trabalhos com temas afins aos seguintes tópicos, ainda que não exclusivamente: crítica a estratégias de mercado de empresas jornalísticas; reestruturação de setores industriais do jornalismo; inteligência artificial para automação das rotinas produtivas nas redações; subsunção do trabalho jornalístico em precarização, terceirização e algoritmização; adaptação de veículos ao teletrabalho (home office) e “redações desterritorializadas”; dinâmica entre atividades-fim e atividades-meio do jornalismo; valor de uso e valor de troca da informação jornalística; debates sobre regulação de conteúdos jornalísticos em plataformas digitais.
Referências bibliográficas:
AGUIAR, Sonia. Territórios do Jornalismo: geografias da mídia local e regional no Brasil. ANDRADE, Samária Araújo de. Jornalismo em Mutação: estudo sobre a produção de conteúdo na fase do capitalismo avançado. Teresina: EdUFPI, 2015. BARROS, Antônio Theodoro de Magalhães. Última Hora e a renovação da imprensa brasileira. Tese para professor titular. Niterói: IACS/UFF, 1978. CHAGAS, Viktor. Extra! Extra! Os jornaleiros e as bancas de jornais como espaço de disputas pelo controle da distribuição da imprensa e da economia política dos meios. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, 2013. DAROS, Otávio. Economia política do jornalismo no Brasil. Tríade, v. 10, n. 23, 2022. DINES, Alberto. O Papel do Jornal e a profissão de jornalista. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. DOURADO, Jacqueline (org). Economia Política do Jornalismo, vol.1: campo, objeto, convergências e regionalismo. Teresina: EdUFPI, 2013. DOURADO, Jacqueline Lima; LOPES, Denise Maria Moura da Silva; MARQUES, Renan da Silva (org.). Economia política do jornalismo: tendências, perspectivas e desenvolvimento regional. Teresina: EDUFPI, 2016.
As informações sobre inscrições estão na página do evento: https://eventos.galoa.com.br/sbpjor-2024