Chamada de trabalhos para o V Encontro da ULEPICC Brasil
Informamos que o V Encontro Nacional da ULEPICC Brasil (Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) será realizado no período de 26 a 28 de novembro de 2014 na Casa da Ciência da UFRJ e na Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ). Em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a ECO/UFRJ, tem como tema “Comunicação, Cultura, Informação e democracia: tensões e contradições”.
Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação devem enviar o trabalho completo para o Grupo de Trabalho (GT) do seu interesse, conforme orientações disponibilizadas no hotsite a ser divulgado, que trará também informações completas sobre a programação, as formas e valores de pagamento das inscrições e as formas e modelo de submissão dos trabalhos.
Será admitida a inscrição de apenas um (01) artigo científico por autor(a) ou coautor(a).
Os artigos completos deverão ser enviados ao email do GT para o qual serão destinados (ver listagem abaixo), em conformidade com o modelo a ser acessado através desse link.
Cronograma
Submissão de trabalhos – Até 15/08/2014
Divulgação dos aceites dos trabalhos – 15/09/2014
Versão final dos trabalhos (observados os comentários e sugestões dos pareceristas) – até o dia 20/10/2014.
GT1 – Políticas de comunicação
Coordenação nacional: Profª. Drª. Eula Cabral (IBICT) / Coordenação local: Prof. Dr. Sérgio Denicoli (UFF)
Email: gt1ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: Objetiva estudar as ações de agentes públicos e privados relativas ao processo de regulamentação da mídia em suas diversas fases. Envolve a definição do conjunto de normas, princípios, deliberações e práticas locais relacionadas com a administração, organização e funcionamento do conjunto do sistema comunicacional. Analisa os processos e estratégias locais, regionais e internacionais dos conglomerados de comunicação e seu impacto e influência nos governos e na sociedade. Além disso, a concentração das comunicações e telecomunicações no Brasil.
GT2 – Comunicação pública, popular ou alternativa
Coordenação nacional: Prof. Dr. Fernando Paulino (UnB) / Coordenação local: Prof. Dr. Arthur Coelho Bezerra (IBICT)
Email: gt2ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: Contempla investigações sobre a comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral, bem como aquela ligada ao serviço público. Aborda todo tipo de comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania, atuantes em oposição à acentuada mercantilização da mídia.
GT3 – Indústrias midiáticas
Coordenação nacional: Prof. Dr. Marcos Dantas (UFRJ) / Coordenação local: Prof. Dr. Ivan Capeller (ECO-UFRJ)
Email: gt3ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: Enfoca a rede institucional dos produtos comunicacionais que ligam a criação, produção, circulação, organização e comercialização de conteúdos de natureza cultural, informativa e de entretenimento. Engloba os processos industriais que envolvem televisão, cinema, rádio, internet, publicidade, produção editorial, indústria fonográfica, design, artes e espetáculos.
GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
Coordenação nacional: Profª. Dra. Lia Calabre (Fundação Casa Rui Barbosa) / Coordenação local: Prof. Dr. Micael Herschmann (UFRJ)
Email: gt4ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: Abriga pesquisas que retratam o papel econômico, político e sociológico que o campo da cultura e das artes assume na sociedade contemporânea. De um lado, engloba discussões sobre a atuação do Estado, da participação da sociedade e do mercado nesta relação, bem como os mecanismos de financeirização da cultura e das artes. De outro, debate a industrialização e mercantilização da cultura e sua implicação na dinâmica atual do capitalismo.
GT5 – Teorias e temas emergentes
Coordenação nacional: Profª. Dra. Patrícia Bandeira de Melo (FUNDAJ) / Coordenação local: Prof. Dr. Ricardo Pimenta (IBICT)
Email: gt5ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: Acolhe os trabalhos de fundamentação a partir da matriz teórica da Economia Política da Comunicação e da Cultura, suas distintas vertentes e perspectivas metodológicas bem como os estudos comparativos e relacionais entre a Economia Política da Comunicação e outras correntes teóricas da comunicação e de outras disciplinas.
GT6 – Ética, política e epistemologia da informação
Coordenação nacional: Prof. Dr. Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF) / Coordenação local: Prof. Dr. Gustavo Saldanha (PPGCI-IBICT/UFRJ e UNIRIO)
Email: gt6ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: O objetivo geral do GT é fortalecer a presença da Ciência da Informação no âmbito da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, com ênfase no debate em torno das questões éticas, políticas e epistemológicas correlatas, bem como em suas interconexões teóricas e aplicadas.
VALORES DAS INSCRIÇÕES
ATÉ 19/9
Estudantes de mestrado e doutorado (sócio / não sócio) – R$ 70,00 / R$ 250,00
Profissionais, professores e pesquisadores (sócio / não sócio) – R$ 100,00 / R$ 280,00.
Estudantes de graduação e especialização: R$ 40,00
Após 19/9
Estudantes de mestrado e doutorado (sócio / não sócio) – R$ 85,00 / R$ 300,00
Profissionais, professores e pesquisadores (sócio / não sócio) – R$ 120,00 / R$ 335,00
Estudantes de graduação e especialização: R$ 50,00
Mais informações: “Tesouraria Ulepicc-BR” tesouraria.ulepiccbr@gmail.com
IMPORTANTE
Faça o pagamento de sua inscrição através de depositado identificado
(Identifique-se com seu nome e CPF ou somente com o CPF no comprovante de pagamento/depósito da inscrição no BB).
FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – FACC
CNPJ: 06.220.430/0001-03
Banco: Banco do Brasil
Agência: 2234-9
Conta Corrente: 31.759-4
OBS: Após realizado o pagamento, envie o respectivo comprovante para o email comproveulepiccbrasil5@gmail.com, junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida, que se encontra no seguinte link.
A anuidade na Ulepicc custa R$ 150,00 para professores, profissionais e pesquisadores (mestrandos e doutorandos) e R$ 75,00 para estudantes de graduação. Vale lembrar que, mais importante do que a vantagem financeira de se associar, é o fortalecimento da entidade científica.
Site da ULEPICC Brasil – http://www.ulepicc.org.br
Endereços
Pré-eventos, Painéis, Mesas de abertura e de encerramento:
Auditório da Casa da Ciência: Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ) – ao lado do Shopping Rio Sul.
GTs: Salas de aula da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) – Av. Pasteur, 250 – Fundos – Praia Vermelha – Rio de Janeiro (RJ)
– ao lado do Instituto Philippe Pinel, Canecão e Shopping Rio Sul e em frente ao Iate Clube do Brasil.