Chamada de trabalhos para II CONFIBERCOM
Desde o dia 01 de julho está aberta a chamada de trabalhos para o II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, a ser realizado de 13 a 16 de abril de 2014 na Universidade do Minho, na cidade portuguesa de Braga. O segundo congresso da Confederação Ibero-americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (CONFIBERCOM) é organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, que escolheu como tema “Os desafios da Internacionalização”, recebendo propostas até o dia 15 25 de outubro.
Chamada para Apresentação de Trabalhos
Um dos principais desafios das ciências da comunicação nos países da região ibero-americana é o da internacionalização, que constitui também um desafio do ponto de vista da afirmação linguística. Os imperativos da globalização da ciência têm forçado a produção científica em língua inglesa como condição de reconhecimento mundial. Não obstante, o Português e o Espanhol são hoje duas das cinco línguas mais faladas no mundo. Por isso, promover o seu reconhecimento como línguas de pensamento e expressão de pesquisa científica é hoje fundamental para perspetivar o futuro desta área disciplinar.
O II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana convida assim os investigadores de expressão portuguesa e espanhola a participar neste debate. Serão bem acolhidas propostas de trabalho que, em cada grupo temático, tenham presente esta problemática e que contribuam para o alargamento do campo da comunicação como área de pesquisa e de intervenção social.
Os participantes são convidados a submeter propostas de comunicação direcionadas para um dos 22 grupos temáticos, de acordo com as seguintes orientações:
– todas as propostas devem ser submetidas no Open Conference System, a plataforma de gestão de trabalhos, mediante acesso com registo prévio. Seguir para o efeito a ligação para OCS;
– os resumos não deverão exceder as 500 palavras;
– para além do resumo, os participantes deverão indicar um título e quatro palavras-chave que contribuam para identificar o interesse da proposta;
– as propostas poderão ter mais do que um autor;
– cada participante poderá ser primeiro autor de, no máximo, duas propostas;
– cada proposta de trabalho só poderá ser submetida a um grupo temático.
O período de submissão de propostas termina no dia 15 de outubro de 2013 (23h59, hora GMT).
Normas de Submissão
As propostas de comunicação deverão ser submetidas pelo OCS (Open Conference System) até ao dia 15 de outubro de 2013. Os autores serão notificados da aceitação ou não das propostas até um mês depois do período de submissão, ou seja, até ao dia 15 de novembro de 2013. Os textos integrais das comunicações aceites poderão ser submetidos até ao dia 30 de janeiro de 2014 (também na plataforma OCS). Embora não seja obrigatório o envio do texto integral, a Comissão Organizadora recomenda a sua submissão para publicação nas atas eletrônicas do congresso.
Na submissão dos textos integrais deverão ser seguidas as seguintes orientações:
Extensão máxima: 4000 palavras, incluindo gráficos, tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de rodapé.
Elementos a incluir no documento/Formato:
Título – Arial, 12, negrito, centrado
Nome dos autores – Arial, 10, itálico, centrado
E-mail dos autores – Arial, 10, centrado
Instituição (Universidade ou centro de investigação) – Arial, 10, centrado
Resumo (até 200 palavras) – Arial 10, justificado à esquerda, espaçamento simples 1,15
4 palavras-chave – Arial 10, justificado à esquerda
Corpo do texto – Arial 10, espaçamento 1,5, justificado
Tabelas, gráficos e ilustrações devem ser incluídos ao longo do texto;
Notas de rodapé – Arial 8, espaçamento simples 1,15
Referências no corpo do texto no seguinte formato: (Balsebre, 1994: 127)
Referências bibliográficas completas no fim do documento, de acordo com o seguinte formato:
Balsebre, Armand (1994). El language radiofónico. Madrid: Ediciones Cátedra O’Neill.
Brian (Ed.) (2010). Digital rádio in Europe: technologies, industries and culture. Bristol: Intellect Morrow.
Robert (2011). ‘Nationalizing American Radio: Anti-Monopoly, Nationalism, and the First Alexander Bill, 1915-1917’. Journal of Radio and Audio Media, Vol. 18. Issue 1, 17-32.
Marinho, Sandra (2000). ‘Um percurso da rádio em Portugal’, in Pinto, Manuel (Ed.), A Comunicação e os Media em Portugal – cronologia e leitura de tendências. Braga: Instituto de Ciências Sociais, pp. 99 -109.
Para mais informações, acesse o site do evento: http://www.confibercom2014.org/.