Chamada para a conferência anual da IIPPE (Iniciativa Internacional para a Promoção da Economia Política)
Está aberta a chamada de trabalhos para a conferência anual da IIPPE (Iniciativa Internacional para a Promoção da Economia Política). A data limite para apresentação de propostas é 1º de fevereiro de 2024.
Conferência Anual IIPPE 2024 em Economia Política
Tema: A Economia Mundial em Mudança e o Imperialismo de Hoje
Data: 4 a 7 de setembro de 2024,
Local: Kadir Has Üniversitesi, Istambul, Turquia
Saiba mais sobre o evento e submeta a sua proposta: Clique aqui.
CONFERÊNCIA ANUAL DO IIPPE 2024 – CHAMADA DE TRABALHOS E PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Embora a economia mundial capitalista tenha estado sempre num processo de mudança contínua, está agora a passar por muitas mudanças grandes e rápidas, semelhantes em âmbito ao processo de nascimento do neoliberalismo há quase meio século. Isto manifesta-se de forma impressionante no abandono de fato de dois pilares muito influentes, embora longe de serem universalmente aplicados, da ideologia neoliberal: “mercados livres” e um “Estado minimalista”. Estão a ser abertamente rejeitadas pelos governos de todo o Norte Global, a favor da defesa e implementação tanto de um protecionismo muito maior, como de uma orientação muito maior da economia (no interesse do capital) por parte do Estado.
Pelo menos dois grandes desenvolvimentos são impulsionadores importantes desta mudança. A primeira são as novas tecnologias que prometem enormes lucros aos capitalistas, motivando assim enormes investimentos, que têm o potencial de alterar dramaticamente os processos de trabalho e de acumulação do capitalismo. Três das mais importantes destas mudanças tecnológicas que se têm desenvolvido a um ritmo exponencialmente acelerado ao longo da última década são as tecnologias biológicas humanas, a inteligência artificial e as tecnologias de energia renovável sem carbono, urgentemente essenciais.
O segundo grande desenvolvimento tem-se revelado pelo menos nos últimos 40 ou 50 anos, a mudança na relação entre o Norte Global desenvolvido e o Sul Global menos desenvolvido como partes do sistema capitalista global. É amplamente aceite pelos defensores de um mundo melhor que o valor ainda flui do Sul Global para apoiar os padrões de vida mais elevados no Norte Global. A forma como o imperialismo extrai este valor, no entanto, é claramente muito diferente daquela indicada nas teorias radicais clássicas do imperialismo que foram desenvolvidas há cem anos. As Teorias da Dependência e as Teorias do Sistema Mundial, desenvolvidas nas décadas de 1970 e 1980, enriqueceram enormemente as teorias clássicas com insights do muito diferente sistema mundial capitalista pós-Segunda Guerra Mundial. Mas o relativo “declínio do Norte e a ascensão do Sul” ao longo dos últimos 50 anos, incluindo em particular a ascensão das “economias asiáticas” ao longo das últimas décadas, colocou a questão da natureza e do papel do Imperialismo em a economia mundial de hoje regressa à agenda de investigação de “questões urgentes” da economia política radical.
O IIPPE solicita inscrições para sua Conferência Anual de 2024. Apresentações sobre todos os aspectos da economia política são bem-vindas. Novos participantes comprometidos com a economia política, a interdisciplinaridade, a história do pensamento econômico, o pluralismo no pensamento econômico e social e/ou a sua aplicação à análise política e ao ativismo são fortemente encorajados a submeter um resumo.