Ciclo de debates da Ulepicc-Brasil debaterá o Marxismo como método da EPC
Desde 1988, a Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura se consolidou como um subcampo importante no Brasil. De lá para cá, diferentes abordagens, com métodos e aportes teóricos variáveis constituíram vertentes em sua elaboração. Uma dessas vertentes está na fundação da abordagem segundo o edifício teórico marxista. Para discutir a importância do marxismo na elaboração da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, avaliando sua atualidade, o GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação, convida os professores César Bolaño e Rodrigo Moreno Marques.
O próximo debate da Ulepicc-Brasil acontecerá no dia 31 de agosto, às 19h30, com transmissão pelo canal da Ulepicc-Brasil, no Youtube. O evento será mediado pelo coordenador nacional do Grupo de Trabalho, Manoel Dourado Bastos.
Conheça os participantes convidados:
Cesar Bolaño – Professor titular aposentado da Universidade Federal de Sergipe, voluntário do Programa de Pós-graduação em Economia (PROPEC-UFS), coordenador do projeto “Governança econômica das redes digitais”, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP – projeto nº 2021/06992-1). Coordenador do grupo Epicc do Clacso. Fundador da Rede de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação (EPTIC), foi o primeiro presidente da Ulepicc Brasil, da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC), e tem vasta obra publicada no campo da EPC, constituindo-se em referência no campo, sobretudo pelos trabalhos centrados na economia política da internet, na crítica da economia política do conhecimento e a regulação do mercado brasileiro de televisão.
Rodrigo Moreno Marques – Mestre e doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, com período sanduíche na Universidade do Estado da California nos Estados Unidos. Realizou pós-doutorado na Universidade de Londres no Reino Unido e na Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente é professor da ECI (UFMG), onde é membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Membro da ANCIB (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação), onde ocupou o cargo de Coordenador do Grupo de Trabalho 5 (Política e Economia da Informação). Membro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil) onde ocupa o cargo de Diretor de Relações Científicas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação (GEPMTE). Editor Adjunto da Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Revista Eptic). Editor Adjunto da Revista Trabalho & Educação (FaE/UFMG). Sua linha de pesquisa emprega as lentes da Economia Política para apreender as dinâmicas socioeconômicas que conformam os contextos nos quais a informação, a comunicação e a cultura têm centralidade. Investiga também alguns aspectos das políticas de informação contemporâneas, que incluem a governança da internet e o enfrentamento do fenômeno da desinformação.
Programação:
GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
Debate: 31/08/2023 (Quinta-feira), 19h30
Participantes convidados: Cesar Bolaño (UFS), Rodrigo Moreno Marques (UFMG)
Mediador: Manoel Dourado Bastos (UEL)
Local: Ulepicc-BR (Youtube)
Tema: O Marxismo como método da EPC