CLACSO: Alerta para os riscos geopolíticos da atual ordem mundial
O Comitê Gestor do CLACSO e os Centros membros cubanos, considerando a grave situação internacional do ponto de vista econômico, social e ambiental, os enormes riscos geopolíticos da atual ordem mundial e a possibilidade real de uma conflagração de consequências incalculáveis concordam:
- Denunciar a intensificação dos efeitos negativos desse ambiente nos países da região da América Latina e Caribe, que viram os níveis de emprego e o poder de compra de seus salários se deteriorarem progressivamente à medida que os preços das necessidades básicas aumentam drasticamente.
- Manifestar a sua preocupação com o agravamento das desigualdades, da exclusão social, da pobreza multidimensional e das suas consequentes crises e expressões de violência extrema que se alastram na nossa região.
- Manifestar preocupação com a situação diplomática entre os países latino-americanos que corrói a unidade regional.
- Veja-se o caso particular de Cuba, que também sofre assédio do governo dos EUA há mais de 60 anos através de uma guerra econômica cruel com enormes custos sociais e humanos com o objetivo declarado de causar sofrimento e descontentamento ao seu povo.
- Manifestar-se contra a persistência de medidas coercitivas unilaterais nas relações internacionais e, especialmente, contra cláusulas extraterritoriais que violem o direito internacional. Nesse sentido, expressam a necessidade de Cuba ser excluída da chamada lista de países patrocinadores do terrorismo e concordam que sua inclusão não é apenas uma falácia histórica, mas um instrumento de política genocida que tenta sufocar o país, causar descontentamento e sofrimento a seus cidadãos. A política de guerra econômica contra Cuba compromete ao máximo a capacidade do país de acessar os bens e recursos materiais e financeiros de que necessita para seu crescimento e desenvolvimento e busca forçá-lo a abandonar o caminho de construção socialista escolhido por seu povo.
- Apelo ao fortalecimento das ações internacionais de solidariedade com Cuba pelo fim do bloqueio dos EUA e todas as medidas destinadas a promovê-lo.
- Apoiar os centros acadêmicos cubanos em seu trabalho em favor de uma Cuba independente, socialista e solidária.
Comitê Diretivo do CLACSO e Centros Membros Cubanos
Veja a publicação original: Alerta para os riscos geopolíticos da atual ordem mundial – CLACSO