ULEPICC-Brasil participa de reunião do Fórum Permanente da SBPC
Fonte: com Informativo Socicom
Realizou-se no dia 22 de agosto a primeira reunião da nova diretoria da SBPC com as entidades filiadas, organizadas no Fórum Permanente da SBPC, que teve como ponto principal o panorama de cortes drásticos dos recursos para ciência e tecnologia. A ULEPICC-Brasil foi representada pela associada, e ex-presidente, Anita Simis.
A nova diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que tomou posse em 20 de julho é composta por Ildeu de Castro Moreira (Presidente); Vanderlan da Silva Bolzani (1º Vice-Presidente); Carlos Roberto Jamil Cury (2º Vice-Presidente); Paulo Roberto Petersen Hofmann (Secretário-Geral); Ana Maria Bonetti, Claudia Masini d’Avila-Levy e Sidarta Ribeiro (Secretários); Lucile Maria Floeter Winter (1o Tesoureiro) e Roseli de Deus Lopes (2º Tesoureiro). Houve também renovação de parte de nosso Conselho e eleição dos novos secretários regionais.
A reunião se deu do panorama de cortes drásticos dos recursos para ciência e tecnologia, incluindo aí o sistema das universidades e instituições públicas de pesquisa, e teve como pauta discutiu: a) Avaliação da situação de recursos para a CT&I e para a educação no país e ações conjuntas a serem realizadas e b) Interação entre a SBPC e as associações afiliadas e funcionamento do Fórum Permanente.
Cláudia Lago, vice-presidente da Socicom e presidente da SBPJor, avalia que o encontro avançou no diagnóstico dos problemas enfrentados pelo setor, além de ter concluído pela necessidade de atuar em todas as frentes possíveis para pressionar os agentes e instituições envolvidos a rever a lógica dos corte orçamentários. Outro ponto importante, segundo Lago, foi a ênfase na necessidade da área explicar para a sociedade o que significam os cortes, em termos de comprometimento do desenvolvimento soberano da Ciência &Tecnologia e do sistema de Educação.
“O mais importante a meu ver, no entanto, foi a constatação por parte das entidades presentes da necessidade da atuação protagonista das Ciências Humanas e Sociais e da Comunicação, para conseguir traduzir essa discussão para a Sociedade”, afirma Lago. “Com isso, aumenta nossa responsabilidade e necessidade de atuação conjunta para fazer valer essa meta”, conclui.
Além de ULEPICC-Brasil, Socicom e SBPJor, estiveram presentes no Fórum Permanente por parte da Comunicação a Compós, com seu presidente Marco Roxo, e a Sociedade Científica de Estudos da Arte, com Dilma de Melo e Silva. Cláudia Lago representou também a Intercom no evento.