Grupo de Trabalho Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura do CLACSO lança primeiro Boletim
O Grupo de Trabalho Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (GT EPICC) do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) lança o primeiro número de seu boletim, CONTRASENSO, enfocando os temas das linhas de trabalho “Epistemologia e Teoria do Político Economia da Comunicação” e “Estrutura de propriedade e políticas de comunicação na América Latina”.
Os dois primeiros artigos, “Estruturalismo histórico, economia política e teorias da comunicação. Notas sobre a trajetória do pensamento crítico latino-americano” de César Bolaño e Mauricio Herrera-Jaramillo e “A comunicação como relação social. Entre a expansão Capitalismo e disputas de classe” por Juan Diego Muñoz, promovem reflexões sobre questões teóricas, epistêmicas e metodológicas sob o perspectiva da Economia Política, incorporando as perspectivas de Marx do estruturalismo histórico de Furtado e as contribuições da EPC brasileira e latino-americana.
Os artigos “Caminho sinuoso: um panorama das políticas públicas de comunicação em El Salvador” de José Roberto Pérez e “Regimes de propriedade e habitus jornalístico em meios de comunicação privados e comunitários do Equador, de Álvaro Terán Albán, constituem estudos de caso sobre quadros de regulação dos meios de comunicação social, contribuindo para a análise das dimensões jurídica e política dos processos de estruturação da reprodução do capital em setores e países específicos.
O artigo que encerra o boletim, “A Copa do Mundo de futebol de mulheres e as movimentações no mercado de transmissão” de Anderson David Gomes dos Santos, articula eixos temáticos, a partir de modelos analíticos da EPC brasileira, para o estudo dos mercados audiovisuais no transição para novas plataformas.
Para os próximos números está prevista a publicação das linhas temáticas III (Economia Social da Comunicação) e IV (Geopolítica e geologia de informação), com artigos que reforçam o caráter crítico da EPC, expondo contribuições que demarcam sua contribuição original e história de mais de cinco décadas na América Latina.
O primeiro boletim informativo do GT EPICC, foi coordenado por Verlane Aragão e Renan da Silva Marques.
Clique aqui e acesso a página do Boletim Contrasenso.
Ficha técnica (ES):
Grupo de Trabajo CLACSO Economía política de la información, la comunicación y la cultura
Boletín Contrasenso
Año 1 – Número #1 Epistemología y teoría de la economía política de la comunicación en América Latina
Diciembre 2023
ÍNDICE
- Presentación
Verlane Aragão Santos
Renan da Silva Marques - Estructuralismo histórico, economía política y teorías de la comunicación. Notas sobre la trayectoria del pensamiento crítico latinoamericano
Cesar Bolaño
Mauricio Herrera-Jaramillo - La comunicación como relación social. Entre la expansión del capitalismo y las disputas de clase
Juan Diego Muñoz - Camino sinuoso: un panorama de las políticas públicas de la comunicación en El Salvador
José Roberto Pérez - Regímenes de propiedad y habitus periodístico en los medios privados y comunitarios del Ecuador
Álvaro Terán Albán - A Copa do Mundo de futebol de mulheres e as mudanças no mercado de transmissão
Anderson David Gomes dos Santos