Grupo EPCC promove ciclo de palestras com o tema “Projetos e pesquisas em Cultura, Informação e Comunicação”
Fazer projetos e pesquisas nas áreas de Cultura, Informação e Comunicação não é tão fácil quanto parece. Apresentam-se inúmeras possibilidades, porém, é preciso saber definir qual objeto está sendo estudado e como estudá-lo.
Para conhecer exemplos de projetos e pesquisas desenvolvidos nas áreas de Cultura, Informação e Comunicação, no dia 3 de julho de 2023 (segunda-feira), às 14h, o grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), o setor de pesquisa em Políticas Culturais e o Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa reúnem as seguintes especialistas nas temáticas: Eula D.T.Cabral, Claudia Pereira Galhardi e Denise Jorge Trindade.
Conheça as palestrantes
Eula D.T.Cabral é coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC – CNPq/FCRB) e pesquisadora do EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (CNPq/UFF). Atua na área de cultura e comunicação, desenvolvendo projetos e atividades no Brasil e no exterior. Coordena pesquisas de graduação e pós-graduação sobre as temáticas de cultura, comunicação e informação, avaliando projetos científicos e técnicos de instituições públicas e privadas. É professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Tem Pós-Doutorado em Comunicação pela UERJ. É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Foi Chefe do setor de Pesquisa em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e coordenadora nacional do GT Políticas de Comunicação do Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura (ULEPICC Brasil). É autora de livros e artigos sobre direito e democratização da cultura, da comunicação e da informação no Brasil.
Claudia Pereira Galhardi é pesquisadora da Rede de Pesquisa CAPES-EPIDEMIAS (UFRJ) Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC). É pesquisadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC – CNPq/FCRB), atuando na área de direito e democratização da Informação. Tem Pós-doutorado na Fundação Oswaldo Cruz: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca-ENSP-FIOCRUZ-RJ, na área de Comunicação e Saúde Pública; doutorado em Comunicação Audiovisual, Revolución Tecnologica y Cambios Culturales, no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca. Autora do aplicativo “Eu Fiscalizo”, da FIOCRUZ-RJ. Pesquisadora colaboradora do Center for Research in Communication, Information and Digital Culture – Universidade Nova de Lisboa. Integra o Grupo de Estudos de Novas Narrativas -GENN-USP. Membro do Observatório de Contenidos Audiovisuales de la Universidad de Salamanca. Vice-coordenadora – Brasil – e pesquisadora da Rede Temática de Avaliação de Processos de Gestão Pública em Pandemia e Participação Cidadã: CYTED. É autora de livros e artigos sobre direito e democratização da informação.
Denise Trindade é pesquisadora em Cultura e Memória, atuando na área de cinema, estética e história da arte latino-americana. Ministra aulas e cursos sobre memória e o audiovisual, na graduação e na pós-graduação, levando em consideração, a partir das teorias da imagem, seu impacto na fotografia, cinema, narrativas visuais, rastros, esquecimento, experiência-estética-multidão, arte-corpo-massa e acontecimento-escultura-figural. É pesquisadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC – CNPq/FCRB), atuando na área de direito e democratização da Cultura. É Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo graduada em Educação Artística e em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio). É autora de artigos em revistas e livros sobre direito e democratização da Cultura e sobre a importância da Memória, destacando-se o capítulo “Cinema, política e memória: arte e imagem no filme ‘Botão de Pérola’ de Patricio Guzmán”, publicado na obra Trajetórias Culturais e Arranjos Midiáticos (Meus Ritmos Editora, 2021). Participe do evento
O evento é híbrido (presencial e online), possibilitando a participação da sociedade em qualquer lugar onde estiver. O presencial acontece na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa, localizada na Rua São Clemente 134, bairro de Botafogo, Rio de Janeiro (RJ). O online será transmitido ao vivo pelo canal do youtube da FCRB, onde os internautas poderão assistir e enviar suas questões para os palestrantes.
Para garantir o Certificado de participação, é preciso assistir ao evento e se inscrever no link: https://doity.com.br/xiii-ciclo-de-palestras-paradigmas-culturais-hoje–projetos-e-pesquisas-em-cultura-informacao-e-comu XIII Ciclo de Palestras “Paradigmas culturais hoje”
Projetos e pesquisas em Cultura, Informação e Comunicação
Data: 03/07/2023 (segunda-feira)
Horário: 14h
Palestrantes: Eula D.T.Cabral, Claudia Galhardi e Denise Trindade
Local: Sala de Cursos
Transmissão online pelo youtube da FCRB – https://www.youtube.com/@canalfcrb/streams
Realização: grupo de pesquisa EPCC, setor de pesquisa em Políticas Culturais e PPGMA