8º Encontro da Ulepicc-Brasil inicia na próxima segunda com lançamento de publicações
Livros, relatório de grupo de pesquisa, dossiê temático e anais de evento. O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil começará a sua programação a partir das 18h da próxima segunda-feira (12) com o lançamento de publicações de autoras e autores de diferentes universidades do Brasil, tratando de diversos temas caros aos estudos em Economia Política da Comunicação, da Informação e da Cultura. A transmissão será pela TV UESC: https://www.youtube.com/user/
Livros
Seguindo ordem alfabética pela autoria, o primeiro livro é “Centro de Mídia Independente: Os Primórdios do Ativismo Digital no Brasil”, de Adilson Vaz Cabral Filho. Ele retrata os seis primeiros anos dessa organização no país (de 2000 a 2005), enfatizando sua relação com as tecnologias digitais, os movimentos sociais em rede e as conexões em escala global com outros coletivos do Centro de Mídia Independente ao redor do mundo. Além de evidenciar as formas originárias de ativismo midiático digital, quando áudio e vídeo vinham sendo produzidos e veiculados de modo embrionário e restrito, a partir do que viriam a ser blogs, vlogs e mídias sociais. A obra está à venda em: https://www.editoraappris.com.br/produto/3126-centro-de-mdia-independente-os-primrdios-do-ativismo-digital-no-brasil.
Em “Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol”, Anderson David Gomes dos Santos traça uma construção histórica a partir do caso do Campeonato Brasileiro de Futebol, tendo em vista o período de 1971 a 2018, em que se destaca a relação entre os grupos midiáticos de comunicação e o principal torneio de futebol realizado no país. O livro propõe-se a relatar essa relação destacando, especialmente, quatro momentos: a realização da Copa União em 1987; a cessão dos direitos de transmissão a partir do Campeonato Brasileiro de 1997; os novos acordos que surgem em 2011 depois de Termo de Cessação de Conduta entre Grupo Globo, Clube dos Treze e CBF; e a disputa entre Globo e Turner para os direitos a partir de 2019. A obra pode ser adquirida em: https://www.editoraappris.com.br/produto/2763-os-direitos-de-transmisso-do-campeonato-brasileiro-de-futebol
José Márcio Barros lançará no evento o livro “Diversidade Cultural e Desenvolvimento Sustentável”. Ele procura trazer, ao reunir trabalhos de oito pesquisadores e especialistas da área, integrantes e parceiros do Observatório da Diversidade Cultural, questões conceituais e metodológicas sobre a relação entre diversidade cultural e desenvolvimento sustentável. A arguição sobre os conceitos de desenvolvimento e diversidade cultural, a abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a explicitação da relação entre economia solidária e a diversidade, os impactos de grandes projetos de desenvolvimento e a questão metodológica sobre a realização de diagnósticos e a participação social, são temas debatidos de forma criteriosa e crítica. Em seu conjunto, a obra apresenta reflexões de diversas matizes conceituais e metodológicas, de forma a fortalecer os vínculos prospectivos que podem fazer emergir alternativas concretas para uma sociedade mais justa e igualitária, ancorada na sustentabilidade e no pluralismo cultural. O livro está disponível para ser baixado gratuitamente em: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/publicacao/diversidade-cultural-e-desenvolvimento-sustentavel/.
Primeira das publicações da Ulepicc-Brasil a ser apresentada, o livro eletrônico “30 anos de Economia Política da Comunicação e o Brasil pós-golpe”, organizado por Manoel Dourado Bastos, Carlos Figueiredo e Anderson Santos, sintetiza as discussões realizadas no VII Encontro Ulepicc-Brasil, explicitando a interdisciplinaridade da área e a tentativa de aproximação e diálogo frente a questões comuns, com textos que vão desde a discussão da base conceitual para estudos em EPC e chegando a questões conjunturais do passado, do presente e do futuro. O livro pode ser baixado gratuitamente em: https://ulepicc.org.br/ebook-30-anos-de-epc-o-brasil-pos-golpe/.
O último livro a ser lançado será “iKrítika: estudos críticos em informação”, organizado por Arthur Coelho Bezerra, Marco Schneider, Ricardo M. Pimenta e Gustavo S. Saldanha. “iKrítika” reúne as contribuições para uma teoria crítica da informação dos últimos 50 anos, relacionando-a com sua história desde o século XIX e suas raízes na modernidade, dentro de um amplo quadro que engloba teorias e autores como Aristóteles, Kant, Hegel, Marx, Lukács, Escola de Frankfurt, Bourdieu, Foucault, Žižek, bem como os clássicos da biblioteconomia e da informação e da comunicação. O fio condutor desses textos é um pensamento social e crítico, ou seja, pensar a teoria da informação como inseparável de uma interpretação e prática dos processos sociais, econômicos e políticos dos processos comunicacionais e informacionais diante de transformações estruturais de opressão, controle, vigilância e discriminação que aparecem historicamente desde meados do século XX em relação às tecnologias digitais. A obra pode ser baixada gratuitamente em: https://www.garamond.com.br/loja/ikritika-ebook.
Outras publicações
Patrícia Maurício apresentará o primeiro número da série de estudos do grupo de pesquisa em Economia Política da Comunicação da PUC-Rio, denominado: “Plataformas digitais e a relação com o jornalismo”. A publicação informa que a relação do jornalismo com as plataformas digitais, especialmente o duopólio Google e Facebook, é de atração e afastamentos. As plataformas se colocam como os novos e principais distribuidores e editores do mercado de notícias, deixando empresas tradicionais de jornalismo muitas vezes em posições secundárias e até de subserviência. São analisadas ainda as questões da audiência nos meios digitais, as diversas plataformas com as quais o jornalismo se relaciona e que o interesse público só será atendido quando o conteúdo deixar de ser mercadoria. O link para acesso estará disponível em breve.
Os anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil trazem os resumos expandidos que serão apresentados nos 8 Grupos Temáticos e na Jornada de Graduandas e Graduandos do evento. Ainda com possíveis ajustes até segunda, ele já pode ser conferido em: https://doity.com.br/anais/8ulepiccbr/.
Por fim, Anderson Santos e Manoel Dourado Bastos apresentarão o dossiê temático “Mapeamento da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura: contribuições históricas e perspectivas para o futuro”, que compõe a terceira edição de 2020 da Revista EPTIC. A edição estará disponível na segunda-feira no site do periódico: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/.
Sobre o evento
A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural. O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
O lançamento de publicações e as mesas de abertura e encerramento serão transmitidas pela TV UESC. Para acompanhar as atividades dos Grupos Temáticos – não sendo apresentador/a de trabalho – é necessário fazer a inscrição como “Ouvinte” no site do evento até o próximo domingo (11). No site constam ainda as informações da programação: https://doity.com.br/8ulepiccbr