Lançamento do livro “Políticas públicas e pluralidade na comunicação e na cultura”
O livro “Políticas públicas e pluralidade na comunicação e na cultura” (Ed. E-Papers), organizado por Marcos Dantas e Marcelo Kischinhevsky, será lançado na próxima terça-feira, dia 10/6, às 19h, na Blooks, livraria do Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro – RJ..
A coletânea é um painel das discussões no 4º Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil), ocorrido em outubro de 2012, na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ). São 18 textos, de 22 autores, que abordam temas como políticas públicas, pluralidade e diversidade, regulação da radiodifusão e das telecomunicações, economia criativa, comunicação comunitária, popular e alternativa, convergência midiática, jornalismo e economia política de megaeventos esportivos e culturais.
Abaixo, o sumário da obra.
Cap. 1 – Impasses regulatórios na comunicação
Comunicação plural, diversidade cultural
Luis A. Albornoz (Univ. Carlos III, de Madrid)
Da Confecom ao PNBL: Balanço e perspectivas do debate sobre Comunicações no Brasil
Marcos Dantas (UFRJ)
Rumo à renovação do serviço público midiático
Gaëtan Tremblay (Universidade do Québec, Montréal)
Conselhos deliberativos na radiodifusão pública: entre o Estado e o governo, uma análise da Fundação Piratini
Luiz Artur Ferraretto (UFRGS)
Cap. 2 – Políticas culturais
Cultura a jusante: cultura e desenvolvimento a serviço do Brasil
Ruy Sardinha Lopes (USP)
Por qual diversidade lutar? – Desafíos à regulação no rádio musical brasileiro
Marcelo Kischinhevsky (UERJ)
“Colocar as coisas em outra ordem”: Relações entre cultura e desenvolvimento no MST
Alexandre Barbalho (UECE/UFC), Camila Garcia Coelho (UFC), Thiago Rodrigues (UFC)
Cap. 3 – Cartografias da pesquisa em EPC
Políticas sociais para TVs comunitárias no Brasil: a Lei 12.485/2011
Zamira Achang González (UFF) e Adilson Vaz Cabral Filho (UFF)
Critérios de qualidade da emissora pública: uma perspectiva crítica
Juliana Marques de Carvalho (Unesp) e Juliano Maurício de Carvalho (Unesp)
O fracasso da TV digital aberta
Patrícia Maurício (PUC-Rio)
Televisão e Indústria da Música no Brasil: questões sobre o papel do Reality Musical a partir de Popstars e Fama
Heitor da Luz Silva (UFF)
Novas fronteiras para o financiamento da produção fotojornalística contemporânea: o caso Vía PanAm
João Guilherme de Melo Peixoto (UFPE)
Cap. 4 – Interfaces teóricas
Por um Rio de eventos: as transformações nas representações da cidade maravilhosa frente aos megaeventos
Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
A gentrificação no futebol: Inclusão e exclusão social e virtual
João Batista de Abreu (UFF)
Geografias discursivas da Rio+20: disputas de sentido sobre a relação meio ambiente e capitalismo
Sonia Aguiar (UFS)
Jornalismo e poder: questões sobre o interesse (do) público
Leonel Aguiar (PUC-Rio)
Ensaio Teórico-metodológico: Uma contribuição Sociológica para o Estudo da Comunicação
Patricia Bandeira de Melo (Fund. Joaquim Nabuco)
Cap. 5 – Um pensador da EPC
Valério Brittos, o campo da Comunicação e os atuais desafios da EPC brasileira
César Bolaño (UFS)