Pesquisadoras debatem indústria cultural e soberania em mesa de encerramento
A indústria cultural e a soberania sob a perspectiva da mediação serão temas da mesa de encerramento do X Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil, que acontece no sábado, 30 de novembro, às 14h, no Salão de Literatura do Festival de Artes de São Cristóvão.
O encontro reunirá Hilda María Saladrigas Medina, da Universidad de la Habana, investigadora titular do Centro de Estudios Hemisféricos y sobre Estados Unidos. Premiada pela Academia de Ciências de Cuba (2017), da qual é atualmente Membro Titular, Saladrigas é licenciada em Filosofia Marxista Leninista, com doutorado em Ciências da Comunicação Social. Presidiu a Comissão Nacional da Carreira de Comunicação Social em Cuba e atua como consultora em comunicação institucional e mediática, além de experta do PIDC da UNESCO. Na ocasião, a pesquisadora também lançará seu mais recente livro “Teorías de la Comunicación Social. Apuntes sobre sus rasgos en la actualidad” (Ocean Sur, 2024), que propõe uma abordagem integradora das teorias da comunicação social, com prefácio do professor mexicano Tanius Karam.
A mesa de encerramento será conduzido por Verlane Aragão Santos, professora titular do Departamento de Economia, do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Mestrado em Comunicação da UFS. Com pós-doutorado em Economia Política Mundial pela UFABC, Santos é presidenta da Ulepicc-Brasil (2022-2026) e vice-líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Economia Política e Sociedade”. Membro do GT de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura do CLACSO, coordena o Observatório Social dos Royalties e desenvolve pesquisas sobre processos e relações de trabalho, telecomunicações e economia da música.
A coordenação ficará a cargo de Denisia Chagas, doutora em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFS. Professora do Departamento de Economia, Chagas atua nas áreas de Economia Industrial, Economia do Meio Ambiente e Economia Regional.
A mesa integra uma parceria inédita com o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) 2024, que acontecerá na sede do município. O Salão de Literatura do FASC contará também com a participação de nomes como Itamar Vieira Júnior e Arnaldo Antunes. A programação completa do festival pode ser acompanhada através do perfil oficial no Instagram (@festivaldeartesdesaocristovao).