Prorrogado prazo para submissão de propostas para 7º Encontro da ULEPICC-Brasil
A comissão organizadora do VII Encontro da ULEPICC-Brasil informa que está prorrogado o prazo para a submissão de resumos expandidos para o evento. A derradeira data para enviar os trabalhos passa a ser o dia 24/09. Quem enviou trabalho até o prazo inicial terá a resposta do aceite em até duas semanas.
Aceita-se trabalhos em duas modalidades: estudantes de graduação enviarão trabalhos para a Jornada de Graduandos, com apresentação de pôsteres no evento; e demais pesquisadores a partir das sessões dos grupos temáticos.
Os interessados deverão enviar resumo expandido, de 400 a 500 palavras, salvo em PDF, seguindo as normas do Template_ULEPICC-BR, tendo como nome do arquivo o número do GT (“JG” para Jornada de Graduandos) e o sobrenome do autor ou autores (ex. GT1_SANTOS), para o e-mail ulepicc.br@gmail.com.
As dúvidas que chegaram até aqui foram esclarecidas em: Dúvidas sobre chamada de trabalhos para o 7º Encontro ULEPICC-Brasil
O VII Encontro Nacional da ULEPICC Brasil 2018 da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, a ser realizado de 28 a 30 de novembro em Maceió-AL.
Grupos de Trabalho
GT1 – Políticas de comunicação
Coordenação nacional: Profª. Drª. Eula Cabral (FCRB – MinC)Ementa: Objetiva estudar as ações de agentes públicos e privados relativas ao processo de regulamentação da mídia em suas diversas fases. Envolve a definição do conjunto de normas, princípios, deliberações e práticas locais relacionadas com a administração, organização e funcionamento do conjunto do sistema comunicacional. Analisa os processos e estratégias locais, regionais e internacionais dos conglomerados de comunicação e seu impacto e influência nos governos e na sociedade. Além disso, a concentração das comunicações e telecomunicações no Brasil.
GT2 – Comunicação pública, popular ou alternativa
Coordenação nacional: Prof. Dr. Fernando Oliveira Paulino (PPG-FAC-UnB)
Ementa: Contempla investigações sobre a comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral, bem como aquela ligada ao serviço público. Aborda todo tipo de comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania, atuantes em oposição à acentuada mercantilização da mídia.
GT3 – Indústrias midiáticas
Coordenação nacional: Prof. Dr. Marcos Dantas (UFRJ)
Ementa: Enfoca a rede institucional dos produtos comunicacionais que ligam a criação, produção, circulação, organização e comercialização de conteúdos de natureza cultural, informativa e de entretenimento. Engloba os processos industriais que envolvem televisão, cinema, rádio, internet, publicidade, produção editorial, indústria fonográfica, design, artes e espetáculos.
GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
Coordenação nacional: Profª. Dra. Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)
Ementa: Abriga pesquisas que retratam o papel econômico, político e sociológico que o campo da cultura e das artes assume na sociedade contemporânea. De um lado, engloba discussões sobre a atuação do Estado, da participação da sociedade e do mercado nesta relação, bem como os mecanismos de financeirização da cultura e das artes. De outro, debate a industrialização e mercantilização da cultura e sua implicação na dinâmica atual do capitalismo.
GT5 – Teorias e temas emergentes
Coordenação nacional: Prof. Dr. Carlos Figueiredo (UFS)
Ementa: Acolhe os trabalhos de fundamentação a partir da matriz teórica da Economia Política da Comunicação e da Cultura, suas distintas vertentes e perspectivas metodológicas bem como os estudos comparativos e relacionais entre a Economia Política da Comunicação e outras correntes teóricas da comunicação e de outras disciplinas.
GT 6 – Epistemologia da Informação, da comunicação e da cultura
Coordenação nacional: Prof. Dr. César Ricardo Siqueira Bolaño (PPGCOM/PPUFS)
Ementa: estudos epistemológicos sobre informação, comunicação e cultura; epistemologia da Ciência da Informação, da Comunicação e dos Estudos Culturais; interdisciplinaridade e transdisciplinaridade entre os campos; disputas epistemológicas como disputas políticas, dentro dos campos e entre eles.
GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
Coordenação nacional: Prof. Dr. Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)
Ementa: economia política da comunicação científica; classificações, organização do conhecimento e ideologia; informação, conhecimento e valor; vigilância digital e luta de classes; regime de informação e hegemonia; competência crítica em informação e alienação.
Sobre o evento
O 7º Encontro da ULEPICC-Brasil ocorrerá de 28 a 30 de novembro, no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió.Sob o tema geral “Os 30 anos da EPC e o Brasil pós-golpe”, o encontro reunirá estudiosos e pesquisadores do Brasil para discutir a formação e desafios deste campo disciplinar em nossa sociedade, bem como sua contribuição para a construção de um pensamento crítico no campo da Comunicação, da Informação e da Cultura.