Segunda mesa debate trabalhadores em plataformas digitais e lutas da classe trabalhadora
A segunda mesa do X Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil acontecerá dia 28 de novembro às 9h, abordará “A luta da classe trabalhadora no Brasil e no mundo”, tema central para as discussões sobre mediação do trabalho e plataformas digitais. O encontro será realizado no Auditório da Didática VI da UFS.
Paulo Galo, representante dos Entregadores Antifascistas, traz sua experiência como figura-chave nas mobilizações dos trabalhadores de aplicativos. Sua atuação ganhou destaque internacional a partir do histórico Breque dos Apps em 2020, movimento que deu visibilidade à luta do precariado brasileiro no contexto da pandemia.
Ao seu lado estará Ricardo Festi, professor do Departamento de Sociologia da UnB e pesquisador do Projeto Fairwork no Brasil. Como coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho e Teoria Social, Festi tem desenvolvido estudos significativos sobre plataformas digitais e transformações no mundo do trabalho, contribuindo para a compreensão das novas dinâmicas laborais.
O debate será conduzido por Manoel Bastos, professor de Economia Política da Comunicação e Cultura na UEL. Atual coordenador do PPGCOM-UEL e do Laboratório CUBO, Bastos desenvolve pesquisas sobre a relação entre Economia Política da Comunicação e crise do capitalismo. Em sua trajetória na Ulepicc-Brasil, atuou como diretor científico (2018-2020) e presidente (2020-2022).
A coordenação ficará a cargo de Júlio Arantes, professor da UFAL, diretor tesoureiro da Ulepicc-Brasil e líder do grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação.