SOCICOM, Ulepicc-Brasil e afiliadas se reúnem com SPDigi sobre publicidade do governo federal na internet
Na última quinta-feira (28), a SOCICOM (Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação) realizou reunião com a Secretaria de Políticas Digitais (SPDigi), ligada à Secretaria de Comunicação da Presidência da República, sobre a consulta pública para determinar regras de publicidade do governo na internet.
Presidentas da Ulepicc-Brasil (Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), Verlane Aragão Santos; da Abciber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura), Alessandra de Castro; e a diretora científica da Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas), Mônica Fort, participaram da reunião com o diretor de Relações Internacionais da Socicom, Anderson Santos.
A reunião contou com apresentação da justificativa e da proposta da Instrução Normativa, além de respostas a dúvidas e comentários por Giovana Tiziane e Samara Mariano de Castro, respectivamente, chefa de gabinete e diretora do Departamento de Promoção da Liberdade da Expressão da SPDigi.
Dentre outros comentários, as representantes das associações de Comunicação destacaram a importância de grupos de discussões com a SPDigi para tratar de várias questões que interessam sobre a regulação das plataformas, tanto do ponto de vista teórico de base quanto, nas especificidades, para, por exemplo, mapear mídias programáticas na discussão sobre publicidade na internet. Ao final, a proposta foi de tentar criar uma agenda de contribuições conjuntas para 2024.