Sócio da Ulepicc-Brasil participará de uma sessão no Nobel Prize Summit 2023
O pesquisador Marco Schneider, da coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Coepi/Ibict), sócio e ex-membro da diretoria da Ulepicc-Brasil, participará na próxima sexta-feira (26/05), às 11h, de uma das Solution Sessions no Nobel Prize Summit 2023.
Para se inscrever, gratuitamente, acesse: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_3hhelWshRkiDHn9kSinR2w#/registration.
O tema do painel que Marco Schneider dividirá com a escritora e comunicadora científica Natália Pasternak será “Desinformação na América Latina: o público, a mídia, a ciência”.
De acordo com a o Comitê Organizador do Nobel Prize Summit 2023, “Sem querer ou intencionalmente, a desinformação sobre fatos científicos é amplamente difundida ao redor do mundo, nas mídias sociais, na mídia convencional e na vida cotidiana. Na América Latina, há poucas pesquisas sobre o assunto e são limitados os recursos públicos e privados destinados a promover o entendimento a respeito dos mecanismos desinformacionais, a neutralizar notícias falsas e informações enganosas, e a fornecer orientações ou diretrizes de ação correlatas. Esta sessão destaca esforços institucionais na região que desafiam a desinformação (intencional ou não), como o instituto da “Questão de Ciência”. Também destaca as particularidades da informação anticientífica em diversos países, referente às causas e consequências das transformações globais no meio ambiente.”
Saiba mais sobre os participantes do painel no Nobel Prize Summit 2023:
Moderador: Jerónimo Giorgi, Diretor, Latino-américa 21.
Palestrantes: Marco Schneider, pesquisador da coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Coepe/Ibict); professor de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Presidente do Centro Internacional de Ética da Informação (ICIE) e Membro da Rede Brasileira de Combate à Desinformação.
Natalia Pasternak: escritora e comunicadora científica, presidente do Instituto Questão de Ciência; pesquisadora Sênior do Centro de Ciência e Sociedade; professora de Política Científica da Escola de Relações Internacionais e Relações Públicas da Universidade de Columbia e professora de Diplomacia Científica da Escola de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (Brasil)
Programa completo do evento disponível em: https://www.nobelprize.org/events/nobel-prize-summit/2023