V Encontro da ULEPICC Brasil
V Encontro da ULEPICC Brasil
“Comunicação, Cultura, Informação e democracia: tensões e contradições”
No Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e na Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ). De 26 a 28 de novembro de 2014.
HOTSITE DO EVENTO – http://www.ulepiccbrasil5.org.br
Apresentação
A nova configuração da economia mundial, somada à expansão das indústrias midiáticas, das redes digitais e dos dispositivos móveis – que se multiplicam em quantidade e qualidade atordoantes, processo em meio ao qual os conglomerados de comunicação e cultura extrapolam os limites físicos territoriais, operando sob uma lógica de mercado global e segmentado –, traz a tona uma série de questões relativas ao campo infocomunicacional que interferem diretamente na economia, na política e na cultura de todos os países. O avanço no desenvolvimento de tecnologias diversas e a convergência de meios e capitais demandam novas reflexões sobre a legislação vigente e as ações públicas e privadas no que respeita à regulação do setor.
Garantir a multiplicidade de vozes e o amplo acesso a conteúdos qualificados e diversificados é o desafio enfrentado por diversos países latinos no intuito de debater políticas públicas para o setor. A sociedade civil aparece também como um importante ator na busca por direitos políticos e sociais, para que a expansão das indústrias midiáticas e dos conglomerados não ameace as liberdades individuais, como a liberdade de expressão, que no atual contexto pode ser entendida também como acesso à visibilidade nos grandes veículos.
É nesta perspectiva que o Capítulo Brasileiro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, e a Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEP) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) se irmanam para promover e realizar o 5º Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI/IBICT/UFRJ), da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), do CBPF e do CFCH, do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF) / Laboratório de Pesquisas Aplicadas – LaPA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uni-RIO) e dos grupos de pesquisa Perfil-i – Perspectivas Filosóficas em Informação, EMERGE – Centro de Pesquisas e Projetos em Comunicação e Emergência e PEIC-ECO – Grupo de Pesquisas em Política e Economia Política da Informação e Comunicação.
O evento – promovido por uma entidade científica que em 2014 completará 10 anos de existência – tem o propósito de reunir pesquisadores, professores, gestores e outros indivíduos e organizações com interesse nos campos da Informação, da Comunicação e da Cultura, vindos de diversos países latinos, sob a temática “Comunicação, cultura, informação e democracia: tensões e contradições“.
Nesse sentido, o fortalecimento do pensamento crítico sobre os papéis do Estado, dos mercados e da sociedade se faz necessário para embasar ações no campo político, voltadas à regulação dos meios e redes digitais, à democratização da comunicação, à inclusão social, à promoção da participação popular. Para tanto, é condição preliminar o debruçamento sobre o arcabouço teórico que envolve questões como economia criativa, concentração de mercados, economia política da informação, da comunicação e da cultura, economia política dos eventos culturais, artísticos e esportivos, a indústria audiovisual etc., no intuito de entender os processos em andamento e propôr direcionamentos contra hegemônicos que possibilitem uma mudança real nos fazeres infocomunicacionais.
Programação
Dia 26 de Novembro – quarta-feira
Pré-evento
16h às 18h – Forum CEPOS/NIEG:
Mídia e Capital Financeiro: quando o jornalismo econômico é o discurso de legitimação
Organizador: Prof. Msc. Anderson David Gomes dos Santos (UFAL/CEPOS)
Expositores: Prof. Dr. Bruno Lima Rocha (ESPM/UNISINOS/NIEG), Prof. Dr. César Bolaño (UFS), Prof. Dr. Alain Herscovici (UFES) e Prof. Dr. Ary Barradas (IE/UFRJ).
1º dia
18h30 – Mesa de abertura
Prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes (ULEPICC Brasil), Prof. Dr. Amauri Fernandes (ECO-UFRJ), Profª Drª Cecília Oliveira (IBICT), Profª Drª Lena Vânia (COEP/IBICT), Profª Drª Liz-Rejane Issberner (IBICT), Profª Drª Ana Paula Goulart (PPGCOM ECO-UFRJ).
19h – Conferência inaugural
Comunicação e democracia: uma agenda para o século XXI
Prof. Dr. Roque Faraone (UdeLaR, Uruguay)
Mediador: Prof. Juliano Maurício de Carvalho (UNESP-Bauru)
27 de novembro – quinta-feira
2º dia
9h30 às 11h – Painel 1
10 anos de Ulepicc-Brasil: conquistas e desafios
Painel comemorativo aos 10 anos da Ulepicc-Br
Mediação e comentários: Profª Drª Suzy dos Santos (UFRJ)
Expositores: Prof. Dr. César Bolaño (UFS), Profª Dra. Anita Simis (UNESP), Prof. Dr. Ruy Sardinha (USP), Prof. Dr. Alain Herscovici (UFES).
11h às 12h30 – Painel 2
Comunicação Pública e Comunitária: a perspectiva das Novas Mídias
Mediação e comentários: Prof. Dr. Antônio Magnoni (UNESP-Bauru)
Expositores: Prof. Dr. Laurindo Leal (USP), Prof. Dr. Adilson Cabral (UFF) e Prof. Dr. Pablo Ortellado (USP Leste).
14h às 17h – Apresentação de trabalhos dos GTs da Ulepicc
– Sessão 1: 14 às 15h30
– Sessão 2: 15h30 às 17h
17h30 – Assembleia Ulepicc Brasil
28 de novembro – sexta-feira
3º dia
9h30 às 11h – Painel 3
Ética, política e epistemologia da Informação e da Comunicação
Mediação e comentários: Prof. Dr. Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC/UFF)
Expositores: Profª Drª Maria Nélida González de Gomez (UFF), Prof. Dr. Alain Herscovici (UFES) e Profª Drª Regina Marteletto (PPGCI-IBICT/UFRJ).
11 às 12h30 – Painel 4
Informação, Comunicação e desenvolvimento
Mediação e comentários: Profª Drª Verlane Aragão (UFS)
Expositores: Prof. Dr. Marcos Dantas (PPGCOM-UFRJ e PPGCI-IBICT/UFRJ), Prof. Dr. William Dias Braga (UFRJ), Profª Drª Eula Cabral (IBICT) e Prof. Dr. Luis Albornoz (UC3M, Espanha).
14h às 17h – Apresentação de trabalhos dos GTs da Ulepicc
– Sessão 3: 14 às 15h30
– Sessão 4: 15h30 às 17h
17h30 – Conferência de encerramento
Ciudadanía en la Era Digital
Prof. Dr. Rafael Capurro (Hochschule der Medien, Stuttgart)
Chamada de trabalhos para o V Encontro da ULEPICC Brasil
Informamos que o V Encontro Nacional da ULEPICC Brasil (Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) será realizado no período de 26 a 28 de novembro de 2014 na Casa da Ciência da UFRJ e na Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ). Em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a ECO/UFRJ, tem como tema “Comunicação, Cultura, Informação e democracia: tensões e contradições”.
Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação devem enviar o trabalho completo para o Grupo de Trabalho (GT) do seu interesse, conforme orientações disponibilizadas no hotsite a ser divulgado, que trará também informações completas sobre a programação, as formas e valores de pagamento das inscrições e as formas e modelo de submissão dos trabalhos.
Será admitida a inscrição de apenas um (01) artigo científico por autor(a) ou coautor(a).
Os artigos completos deverão ser enviados ao email do GT para o qual serão destinados (ver listagem abaixo), em conformidade com o modelo a ser acessado através desse link.
Cronograma
Submissão de trabalhos – Até 15/08/2014
Divulgação dos aceites dos trabalhos – 15/09/2014
Versão final dos trabalhos (observados os comentários e sugestões dos pareceristas) – até o dia 20/10/2014.
GT1 – Políticas de comunicação
Coordenação nacional: Profª. Drª. Eula Cabral (IBICT) / Coordenação local: Prof. Dr. Sérgio Denicoli (UFF)
Email: gt1ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: Objetiva estudar as ações de agentes públicos e privados relativas ao processo de regulamentação da mídia em suas diversas fases. Envolve a definição do conjunto de normas, princípios, deliberações e práticas locais relacionadas com a administração, organização e funcionamento do conjunto do sistema comunicacional. Analisa os processos e estratégias locais, regionais e internacionais dos conglomerados de comunicação e seu impacto e influência nos governos e na sociedade. Além disso, a concentração das comunicações e telecomunicações no Brasil.
GT2 – Comunicação pública, popular ou alternativa
Coordenação nacional: Prof. Dr. Fernando Paulino (UnB) / Coordenação local: Prof. Dr. Arthur Coelho Bezerra (IBICT)
Email: gt2ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: Contempla investigações sobre a comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral, bem como aquela ligada ao serviço público. Aborda todo tipo de comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania, atuantes em oposição à acentuada mercantilização da mídia.
GT3 – Indústrias midiáticas
Coordenação nacional: Prof. Dr. Marcos Dantas (UFRJ) / Coordenação local: Prof. Dr. Ivan Capeller (ECO-UFRJ)
Email: gt3ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: Enfoca a rede institucional dos produtos comunicacionais que ligam a criação, produção, circulação, organização e comercialização de conteúdos de natureza cultural, informativa e de entretenimento. Engloba os processos industriais que envolvem televisão, cinema, rádio, internet, publicidade, produção editorial, indústria fonográfica, design, artes e espetáculos.
GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
Coordenação nacional: Profª. Dra. Lia Calabre (Fundação Casa Rui Barbosa) / Coordenação local: Prof. Dr. Micael Herschmann (UFRJ)
Email: gt4ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: Abriga pesquisas que retratam o papel econômico, político e sociológico que o campo da cultura e das artes assume na sociedade contemporânea. De um lado, engloba discussões sobre a atuação do Estado, da participação da sociedade e do mercado nesta relação, bem como os mecanismos de financeirização da cultura e das artes. De outro, debate a industrialização e mercantilização da cultura e sua implicação na dinâmica atual do capitalismo.
GT5 – Teorias e temas emergentes
Coordenação nacional: Profª. Dra. Patrícia Bandeira de Melo (FUNDAJ) / Coordenação local: Prof. Dr. Ricardo Pimenta (IBICT)
Email: gt5ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: Acolhe os trabalhos de fundamentação a partir da matriz teórica da Economia Política da Comunicação e da Cultura, suas distintas vertentes e perspectivas metodológicas bem como os estudos comparativos e relacionais entre a Economia Política da Comunicação e outras correntes teóricas da comunicação e de outras disciplinas.
GT6 – Ética, política e epistemologia da informação
Coordenação nacional: Prof. Dr. Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF) / Coordenação local: Prof. Dr. Gustavo Saldanha (PPGCI-IBICT/UFRJ e UNIRIO)
Email: gt6ulepiccbr2014@gmail.com
Ementa: O objetivo geral do GT é fortalecer a presença da Ciência da Informação no âmbito da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, com ênfase no debate em torno das questões éticas, políticas e epistemológicas correlatas, bem como em suas interconexões teóricas e aplicadas.
VALORES DAS INSCRIÇÕES
ATÉ 19/9
Estudantes de mestrado e doutorado (sócio / não sócio) – R$ 70,00 / R$ 250,00
Profissionais, professores e pesquisadores (sócio / não sócio) – R$ 100,00 / R$ 280,00.
Estudantes de graduação e especialização: R$ 40,00
Após 19/9
Estudantes de mestrado e doutorado (sócio / não sócio) – R$ 85,00 / R$ 300,00
Profissionais, professores e pesquisadores (sócio / não sócio) – R$ 120,00 / R$ 335,00
Estudantes de graduação e especialização: R$ 50,00
Mais informações: “Tesouraria Ulepicc-BR” tesouraria.ulepiccbr@gmail.com
IMPORTANTE
Faça o pagamento de sua inscrição através de depositado identificado
(Identifique-se com seu nome e CPF ou somente com o CPF no comprovante de pagamento/depósito da inscrição no BB).
FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – FACC
CNPJ: 06.220.430/0001-03
Banco: Banco do Brasil
Agência: 2234-9
Conta Corrente: 31.759-4
OBS: Após realizado o pagamento, envie o respectivo comprovante para o email comproveulepiccbrasil5@gmail.com, junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida, que se encontra no seguinte link.
A anuidade na Ulepicc custa R$ 150,00 para professores, profissionais e pesquisadores (mestrandos e doutorandos) e R$ 75,00 para estudantes de graduação. Vale lembrar que, mais importante do que a vantagem financeira de se associar, é o fortalecimento da entidade científica.
Site da ULEPICC Brasil – http://www.ulepicc.org.br
Endereços
Pré-eventos, Painéis, Mesas de abertura e de encerramento:
Auditório da Casa da Ciência: Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ) – ao lado do Shopping Rio Sul.
GTs: Salas de aula da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) – Av. Pasteur, 250 – Fundos – Praia Vermelha – Rio de Janeiro (RJ) – ao lado do Instituto Philippe Pinel, Canecão e Shopping Rio Sul e em frente ao Iate Clube do Brasil.