Ulepicc-Brasil participa de audiência pública em Alagoas sobre financiamento das universidades
com Comunicação ALE
As comissões de Educação, Cultura, Turismo e Esporte e a da Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Alagoas, em parceria com Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram nesta quarta-feira, 9, uma audiência pública que teve como tema: “Futuro e financiamento das universidades federais: Para onde estamos caminhando?”. A audiência, proposta pela deputada Jó Pereira (MDB), ouviu a reitora da Ufal, professora Maria Valéria Correia, e membros da comunidade acadêmica sobre a situação financeira e as necessidades para garantir a continuidade das ações. O Programa Future-se, do Governo Federal, também foi abordado durante a audiência pública.
O presidente da Ulepicc-Brasil, Anderson Santos, esteve presente na atividade e falou na audiência pública sobre os resultados do trabalho desenvolvido na Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da UFAL e fez um relato da Marcha Pela Ciência, em que as entidades científicas fizeram contatos com deputadxs federais e senadorxs da Comissão Mista de Orçamento (veja o documento entregue neste link). O objetivo foi desconstruir o discurso de que as entidades científicas e instituições federais de ensino superior não apresentavam propostas para financiamento das áreas de educação, ciência e tecnologia. A fala pode ser vista no vídeo da sessão, a partir de: https://youtu.be/zVuSaybkcvw?t=8872
Encaminhamentos da audiência
A deputada Jó Pereira disse que a audiência demonstrou que a Ufal está presente no seu dia a dia da sociedade e não apenas no mundo acadêmico. “A universidade está mais próxima do cidadão através de parcerias que precisam ser incrementadas”, disse. Por fim, a deputada destacou os próximos passos a serem tomados em favor da Universidade Federal de Alagoas: “A Assembleia Legislativa tem a missão de encaminhar para a bancada federal um documento com a posição do parlamento alagoano mostrando a necessidade de estabelecer uma frente parlamentar em defesa do ensino superior público e de qualidade. Aqui em Alagoas iremos intensificar parcerias com a universidade federal e formular novas soluções que contribuam com a nossa Ufal e com a prestação de serviço público que é efetuado pelo Estado”, finalizou.
Ao final da audiência, a reitora da Ufal entregou uma carta aos deputados solicitando que os deputados enviem ao MEC uma solicitação para o desbloqueio total dos recursos discricionários aprovados na Lei Orçamentária Anual de 2019; retomar a agenda de debate sobre a garantia de transporte para estudantes do ensino superior que estudam fora do municípios em que residem; fomentar parcerias entre a Assembleia Legislativa, a Ufal e o Governo de Alagoas, para que apresentem, de forma conjunta, soluções inovadoras para os problemas que afetam a população de Alagoas; e solicitar junto à bancada federal apoio às demandas das universidades.
Participaram da audiência, os deputados Francisco Tenório (PMN), Ângela Garrote (PP), Davi Maia (DEM), Inácio Loiola (PDT) e Fátima Canuto (PRTB), além de professores, estudantes e servidores da Ufal.
Mais informações sobre a audiência pública em: https://www.al.al.leg.br/comunicacao/noticias/audiencia-publica-debate-acoes-que-buscam-garantir-financiamento-da-ufal